Seis anos separam a Paulinha que sonhava em ter um corpo definido da campeã do Amazonas Classic Expo Fitness Norte 2022 – evento de fisiculturismo, promovido em Manaus (AM). Estreante na competição, a acreana e fisiculturista Paula Moura, 34 anos, faturou dois títulos nas categorias Wellness Estreantes e Open C.
Sete meses após as vitórias, Paulinha, como é conhecida, se prepara para uma nova disputa. Desta vez, em Rio Branco, no Acre, onde está morando atualmente e é sua cidade natal.
O evento ‘Duelo de Titãs’, promovido neste domingo, 16, é uma realização do National Physique Committee (NPC), que é a maior organização de fisiculturismo amador dos Estados Unidos, que pela primeira vez vai realizar uma disputa no Acre.
“Dentro do esporte eu aprendi a ter foco e disciplina, e a gente leva isso para vários âmbitos da vida. Quando você passa por uma preparação para um campeonato de fisiculturismo, você realmente se sente capaz. É muita entrega. E tudo que a gente coloca muita entrega, Deus na frente e disciplina, não tem como não dar certo”, releva Paula que entrou na disputa para ganhar.
Disciplinada, focada e com muito bom humor, a acreana compartilha seu dia-a-dia de treinos e alimentação em suas redes sociais, onde já agrega mais de 20 mil seguidores. Além do conteúdo informativo e divertido, Paulinha serve de inspiração para muitas mulheres e homens que desejam romper as barreiras do sedentarismo e caminhar rumo a uma vida saudável.
“Eu tenho um carinho muito bacana no Instagram, uma troca muito boa. Muita gente fala que começou a treinar vendo minha rede social, que parou de preguiça na academia vendo a academia que eu treinava lá em Tapauá. Então, tem gente que me acompanha desde lá do interior do Amazonas. E servir de inspiração para as pessoas, para mudanças de hábito mais saudáveis, é uma bênção muito grande”, salienta.
O começo
Quem olha para os muitos músculos definidos de Paulinha, que tem apenas 9,9% de gordura corporal, 1,76 metros de altura e pesa 73 quilos, nem imagina que a atleta de fisiculturismo já ocupou o “posto dos desejos”.
“Eu gostava de ir para academia, mas não tinha constância, não tinha rotina. Tinha muita vontade de mudar o meu corpo, como eu imaginava na época, mas eu ainda gostava de sair, gostava de beber, não sabia treinar muito bem, eu não tinha uma consciência muscular, não sabia me alimentar direito. Naquela época era mais difícil de informação do que a gente tem hoje”, relembra Paulinha.
Estimulada por seu então companheiro, à época, a acreana resolveu mudar seus hábitos e, nos últimos 7 anos, adotou um novo estilo de vida, que inclui uma rotina extensa de treinos, alimentação específica, hidratação e muita disciplina.
Atualmente, Paula é acompanhada pelo nutricionista e coach Emmanuel Martyres, mais conhecido como Manu Martyres O Mago, um dos melhores profissionais do Brasil na área. “Estou me vendo como nunca me vi antes, um físico e um trabalho inexplicável mesmo”, salienta a acreana sobre a nova parceria profissional.
Sonhos e realizações
Em 2022, quando participou da primeira competição, Paulinha residia em Tapauá, município do Amazonas, com pouco mais de 16 mil habitantes. Mas nem mesmo a pouca estrutura fez com que a fisiculturista desistisse dela mesma.
“Eu me empenhei e comecei a ver mudanças mais significativas no meu corpo. Eu me preparei um ano para a competição em Manaus, mesmo com a falta de estrutura, dificuldade de refeição, pois as verduras todas iam de Manaus, deu muito certo”, destaca Paula.
Campeã do Amazonas Classic Expo Fitness Norte 2022, nas categorias Wellness Estreantes e Open C, a fisiculturista acreana se prepara para vencer em casa.
“Estou colocando muita expectativa porque aqui tem meus amigos, minha família, é a minha cidade, tem a minha academia, meus patrocinadores. Muita gente que me acompanha, que torceu por mim na internet, no virtual, eu tenho certeza que vão estar lá, então tem uma expectativa diferente. E é Deus quem está guiando, é Ele que está me dando ânimo todo santo dia”, observa.
No que tange aos sonhos, a modéstia não tem espaço, pois para quem transformou um desejo em realidade, o céu é limite. “Quero ser reconhecida nesse esporte, conseguir meu cartão profissional levando o nome do Acre junto, quero viver disso, eu sei que é difícil, mas eu estou batalhando pra isso”.