A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, lançou nesta sexta-feira, 14, na Ceasa, Operação Estiagem. A ação terá início em 17 de julho e se estenderá até o dia 15 de dezembro.
Serão beneficiadas 3,6 mil famílias, totalizando quase 15 mil pessoas em 25 comunidades rurais.
“Distribuiremos 25 milhões de litros d’água, minimizando os impactos da seca. Essa é uma das operações mais aguardadas pela comunidade rural. Sem água não há vida. Lembrando que o foco principal é o ser humano, mas sabemos das necessidades dos animais e também da plantação”, destacou o coordenador da Defesa Civil da Capital, tenente-coronel Cláudio Falcão.
De acordo com a gestão municipal, a operação atenderá os quatro quadrantes da Capital – BR 364 sentido Bujari, BR 364 sentido Porto Velho, Estrada AC 10, AC 90, Jarbas Passarinho e Quixadá, além de bairros urbanos como Vila Maria e Vista Linda.
O prefeito Tião Bocalom falou do compromisso de sua gestão com os que mais precisam.
“Sabemos que em Rio Branco temos um problema sério com a questão de abastecimento. Temos períodos de estiagem severos e com isso milhares de famílias sofrem com a falta de água, perdem plantações, animais, enfim, têm grandes prejuízos. Desde o início de nossa gestão estamos trabalhado para melhorar essa situação, para amenizar o sofrimento de milhares de pessoas. Na operação iremos investir cerca de R$ 1,5 milhão. Isso tudo demostra o nosso compromisso com a população, com os que sofrem com a falta desse líquido tão precioso”, enfatizou o chefe do Executivo.