As eleições estaduais, que acontecerão no próximo ano, terão mais cadeiras para o cargo de vereador na capital acreana. A decisão da Câmara Municipal de Rio Branco na quarta-feira, 12, aumentou de 17 para 21 o número de representantes no Legislativo da cidade.
O aumento nas vagas vale para a próxima legislatura. Ou seja, em 2025, 21 vereadores poderão ocupar as cadeiras da Câmara.
A decisão foi tomada pela maioria dos representantes de Rio Branco, com 15 votos favoráveis e apenas um, da Elzinha Mendonça (PDT), contra.
A alteração da quantidade de cargos foi baseada no artigo 29 da Constituição Federal, que determina uma relação entre a população da cidade e o número de representantes no Legislativo.
Os atuais vereadores levaram em consideração o censo populacional divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para Rio Branco neste ano, e a determinação da constituição federal de que municípios com população entre 300 mil e 450 mil habitantes podem ter até 23 vereadores.