Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Criador de porcos será investigado por jogar fezes no Igarapé Preto

Está sendo apurada pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) uma denúncia de poluição ambiental ocorrida no Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul. O proprietário do Sítio Boa Nova, Irineudo Falcão, que é criador de porcos (suinocultura), é acusado de despejar os excrementos produzidos pelos animais em direção ao curso d’água próximo ao seu criadouro.

A notícia da possível poluição ambiental chegou ao conhecimento do MP, que tomou providências para apurar o caso. De acordo com a promotoria do órgão controlador, Falcão estaria jogando as fezes dos animais diretamente no manancial.

Diante da denúncia, a promotoria entendeu que o prazo para a tramitação da notícia de Fato Criminal nº. 01.2023.00000360-6 escoou, tornando necessária aprofundar as investigações. Assim, será instaurado um procedimento preparatório, que antecede o inquérito civil, com o objetivo de apurar o fato narrado.

O despacho do MP destaca a importância de reunir toda a documentação pertinente ao caso, já disponível na Promotoria de Justiça, para embasar a investigação. O MP também requisitou a expedição de ofício à Delegacia de Polícia Civil, com o objetivo de obter informações sobre o andamento da perícia que será realizada pelo Instituto de Análises Forenses (IAF).

O objetivo da perícia é verificar a presença de contaminantes na água do igarapé para avaliar os impactos da atividade do criador de porcos no curso d’água. O resultado da investigação poderá subsidiar futuras medidas judiciais e administrativas para coibir a poluição ambiental na região e garantir a proteção do meio ambiente.

Sair da versão mobile