Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Criador de porcos será investigado por jogar fezes no Igarapé Preto

Criador de porcos será investigado por jogar fezes no Igarapé Preto

Está sendo apurada pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) uma denúncia de poluição ambiental ocorrida no Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul. O proprietário do Sítio Boa Nova, Irineudo Falcão, que é criador de porcos (suinocultura), é acusado de despejar os excrementos produzidos pelos animais em direção ao curso d’água próximo ao seu criadouro.

A notícia da possível poluição ambiental chegou ao conhecimento do MP, que tomou providências para apurar o caso. De acordo com a promotoria do órgão controlador, Falcão estaria jogando as fezes dos animais diretamente no manancial.

Diante da denúncia, a promotoria entendeu que o prazo para a tramitação da notícia de Fato Criminal nº. 01.2023.00000360-6 escoou, tornando necessária aprofundar as investigações. Assim, será instaurado um procedimento preparatório, que antecede o inquérito civil, com o objetivo de apurar o fato narrado.

O despacho do MP destaca a importância de reunir toda a documentação pertinente ao caso, já disponível na Promotoria de Justiça, para embasar a investigação. O MP também requisitou a expedição de ofício à Delegacia de Polícia Civil, com o objetivo de obter informações sobre o andamento da perícia que será realizada pelo Instituto de Análises Forenses (IAF).

O objetivo da perícia é verificar a presença de contaminantes na água do igarapé para avaliar os impactos da atividade do criador de porcos no curso d’água. O resultado da investigação poderá subsidiar futuras medidas judiciais e administrativas para coibir a poluição ambiental na região e garantir a proteção do meio ambiente.

Sair da versão mobile