Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável. Com este tema, cooperativistas do mundo todo vão comemorar o 101º Dia Internacional do Cooperativismo (DIC), no dia 1º. De julho. A data é comemorada todos os anos no primeiro sábado de julho e tem por objetivo mostrar à sociedade a capacidade que as cooperativas têm de aliar produtividade e desenvolvimento com equilíbrio ambiental e responsabilidade social. A celebração é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu calendário oficial desde 1995, ano do centenário da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). O Dia do Cooperativismo, no entanto, é comemorado desde 1923.
Conhecida também como CoopsDay, a data é um convite às cooperativas e cooperados do mundo todo a reforçarem suas ações em defesa da construção de uma economia verde que abranja desde a recuperação de nascentes até atuação estratégica e implantação de programas voltados para a transição energética. “Temos inúmeros exemplos de iniciativas das cooperativas em defesa do desenvolvimento sustentável. As do Ramo Agro, por exemplo, há tempos já atuam na recuperação de nascentes e matas ciliares; reaproveitam dejetos para gerar energia de biomassa; e recolhem as embalagens dos insumos utilizadas, o que inspirou, inclusive, a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010)”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Segundo ele, a questão ambiental é pauta fixa no cooperativismo e o Sistema OCB sempre esteve alinhado em prol do alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), validados na Agenda 2030 da ONU. As iniciativas de sucesso vão desde a recuperação de pastagens degradadas, disseminação de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), de Sistemas Agroflorestais (SAFs), até outras técnicas de tratamento de dejetos animais e resíduos para redução de emissão de metano, produção de adubo orgânico e geração de energia limpa, por meio da biomassa. Desta forma, as cooperativas têm contribuído para o alcance de metas nacionais e mundiais de redução de emissões e mitigação de efeitos das mudanças climáticas.
Exemplos de sucesso que podem ser destacados são o Programa Fazenda Sustentável que estimula boas práticas agropecuárias por parte dos cooperados da Frísia Agroindustrial; o Projeto Água Viva, coordenado pela Ceriluz e que envolve a comunidade, em especial estudantes, na preservação e recuperação de nascentes com plantio de espécies nativas no entorno das fontes de água potável; o Projeto Lixo Zero, da ViaCredi, que busca sensibilizar seus colaboradores sobre geração, separação e destinação adequada de resíduos no ambiente laboral; e o Programa Descarte Certo, da Capal Cooperativa Agroindustrial, que tem ajudado seus cooperados a fazer o rejeite adequado dos resíduos veterinários, como as agulhas das vacinas.
Dia de Cooperar
A celebração do Dia Internacional do Cooperativismo também busca chamar a atenção para as práticas cooperativistas e promover ideais do movimento como solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade, paz e prosperidade mundial.
Uma série de ações sociais são disponibilizadas para a sociedade que, por sua vez, pode perceber, na prática, as contribuições do movimento para um mundo mais justo e igualitário. O Dia de Cooperar ou Dia C, como é mais conhecido, promove eventos voluntários e solidários nas principais capitais e cidades do país, para destacar iniciativas que, muitas vezes, ocorrem durante o ano todo.
Cooperativismo no Acre
No Acre, o cooperativismo segue em franco crescimento como modelo de negócio. Atualmente o Sistema OCB/Sescoop Acre possui 54 cooperativas regulares filiadas, divididas nos ramos da agropecuária, crédito, transporte, trabalho, produção de bens e serviços, saúde, consumo e infraestrutura.
Estima-se que no estado se tenha mais de 40 mil cooperados, desse total, cerca de 16% são mulheres. O destaque é para as cooperativas de crédito, seguido pelas de saúde, onde a quantidade de mulheres já se aproxima dos 50% do total da força de trabalho.
O mundo cada vez mais pede negócios que gerem impactos socioeconômicos positivos. No coopsday deste ano, as cooperativas do mundo todo vão celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo e destacar a sua importância para o desenvolvimento sustentável