Pelo menos 11 alunos da Escola São José, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, foram diagnosticados com catapora. Todos estudam na mesma sala.
A informação foi confirmada pela diretora da instituição, Rosa Mônica, que disse que a descoberta do primeiro caso ocorreu na última quinta-feira (6), por meio de um aluno que começou a se coçar na aula.
“Quando olhamos para o rosto dele, ele estava com o rosto cheio de bolhas. Ele disse que era alergia, mas percebemos que era catapora e ligamos para a mãe, para que ela fosse buscar [o menino]”, disse.
A gestora disse ainda que no dia seguinte (7), após encaminhar um áudio informativo sobre o caso detectado no grupo da escola, mais 10 casos apareceram da mesma turma, que tem 32 alunos. Ainda de acordo com ela, a escola tem 1.225 alunos.
“Numa faixa de 10 a 15 minutos [após encaminhar o áudio], os pais já começaram a mandar mensagem com os atestados médicos e fotos das crianças. Foram detectados 11 alunos da mesma sala, todos confirmados com catapora. Dentro da escola, conseguimos identificar uma criança só. Mas, no dia seguinte, foi detectado os demais”, falou.
Dos 11 casos, três precisaram ser levados à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul para atendimentos médicos mais específicos. A diretora disse ainda que os alunos afastados com a doença continuarão recebendo assistência pedagógica de casa para que não fiquem atrasados no ano letivo.
À Rede Amazônica Acre, a secretaria de Saúde do município disse que uma equipe de saúde foi à escola nesta segunda (10) para verificar a situação. Na terça (11) pela manhã, a turma será vacinada.
Portal G1 Acre