Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Facilitou a vida de muita gente’, diz acreano sobre PIX, que já registrou recorde de operações

De acordo com levantamento feito pelo Banco Central (BC), o PIX (sistema de pagamento instantâneo para realizar transferências bancárias e pagamentos) bateu recorde de transações por dois dias seguidos. Segundo a autarquia federal, na última quinta-feira,6, foram feitas 129,4 milhões de operações; na sexta-feira, 7, novo recorde: 134,8 milhões de transações.

A análise demostrou que, no mês passado, foram feitas 2,86 bilhões de transações por PIX no país, maior número da série histórica, que começa em novembro de 2020. Atualmente, mais de 405 milhões de contas estão cadastradas.

No Acre, apesar de um estudo feito em 2022 pelo BC revelar que mais de 51% da população nunca teria feito transações bancárias por meio do sistema, muita gente já se adaptou à nova modalidade de pagamento.

O comerciante José Santivanes Nobre do Nascimento, comentou que ficou um pouco receoso em utilizar a nova tecnologia, porém, atualmente, já utiliza até QR Code (código de barras digital) para movimentações financeiras através do PIX.

“Demorei um pouco para utilizar essa forma de pagamento. Tinha ‘medo’ de ser enganado e perder dinheiro. Tem muita gente que ainda não usa o PIX por esse motivo. Mas, quando comecei a usar, vi que facilitava muito a vida da gente, tanto que até já tenho o meu QR Code. A pessoa vem, faz a compra, aponta o celular, e pronto: pagamento feito! O dinheiro já cai na conta”, salientou Nascimento.

No ano passado, o PIX foi a principal forma de pagamento usada pelos brasileiros, atingindo 29% de todas as transações registradas.

O sistema de pagamentos instantâneos foi implementado no fim de 2020, com o objetivo de aumentar a digitalização das transações financeiras. Em 2024, o Banco Central deve implementar uma nova modalidade de PIX Automático, para viabilizar pagamentos recorrentes de forma automática.

 

 

Sair da versão mobile