O boletim Info Gripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), alertou, por meio de coleta, que o estado do Acre está entre os estados brasileiros com destaque em possíveis aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O alerta foi divulgado na quinta-feira, 20, utilizando os dados recolhidos até o dia 17 de julho.
Segundo o boletim, o Acre esteve com tendência alta de casos de síndrome respiratória nas últimas três semanas, com os maiores casos concentrados em crianças e adolescentes.
O último balanço realizado pela Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre), que foi divulgado no domingo, 23, mostrou que a taxa de ocupação de leitos no Hospital da Criança de Rio Branco está em 70% na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já que, ao todo, de 20 leitos de UTI pediátricos, 14 estão ocupados. Dos 70 leitos clínicos pediátricos, 50 estão com crianças internadas.
Além disso, o governo do Acre já havia decretado, no dia 23 de junho, estado de emergência em decorrência de surtos de síndrome gripal e síndrome respiratória. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado, e o governador, Gladson Cameli, informou que a decisão foi tomada baseada nos casos graves, que estão sendo submetidos à internações na UTI.
Além do Acre, outros seis estados apresentam sinal de crescimento das síndromes respiratórias. Entre eles: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Rondônia.