Garantia dos direitos fundamentais e fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a sociedade são os macrodesafios da Justiça no Brasil, que foram debatidos durante o Encontro Nacional da Rede de Governança, realizado nos dias 10 e 11 de julho, em Salvador, na Bahia. O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e outros tribunais do país participaram do momento, quando dialogaram sobre os caminhos para concretizar esses propósitos.
O evento também serviu para trocar experiências acerca do Planejamento Estratégico Nacional para os anos 2021-2026, das Metas Nacionais de 2024 e ainda oportunizou a apresentação de boas práticas.
O coordenador do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (Nuege) da Justiça acreana, o servidor Arnaldo Ferreira, esteve no Encontro Nacional, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e gerido pela Rede Nacional de Governança Colaborativa da Justiça Estadual.
Para Ferreira o momento serviu de subsídio para o desempenho das funções do Núcleo que tem a missão de aprimorar a prestação jurisdicional, municiando a gestão administrativa com dados e informações.
“É muito importante porque uma das funções principais do Nuege é subsidiar a tomada de decisão da Governança do TJAC por meio de informações baseadas em estudos estatísticos e informações de qualidade. Eventos de Governança são momentos em que se discutem os temas centrais e cruciais para a melhoria da prestação jurisdicional”, disse o coordenador.