Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Linha exclusiva de ônibus vai levar passageiros do Centro ao parque de exposições

Expoacre conta com quatro linhas exclusivas que irão sair do Terminal Urbano até às 23h — Foto: Arquivo/RBTrans

Vai curtir a Expoacre 2023 e não tem transporte próprio para ir? Não tem problema! Uma linha exclusiva de ônibus vai operar das 18h até meia-noite.  A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) montou uma estação especial de embarque em frente ao Parque de Exposições Wildy Viana, no Segundo Distrito, que vai levar e trazer os participantes do evento até o Centro da capital.

O objetivo, segundo o Plano de Operação, é “ampliar o atendimento com a bilhetagem eletrônica, reduzir as filas para aquisição de cartões e, sobretudo, acelerar o processo de embarque”.

Até às 23h, a linha exclusiva de ônibus vai levar os passageiros do Terminal Urbano, no Centro, até o Parque de Exposições. A partis desse horário, até às 5h, o desembarque será feito em frente à Galeria Cunha, próximo à OCA, onde haverá um ponto de táxis e mototáxis para levar essas pessoas até os bairros.

Conforme a RBTrans, a linha da Expoacre vai contar com dois ônibus para fazer o transporte das pessoas. Ainda há dois reservas, que entrarão em operações conforme as demandas.

“Conforme o plano, também teremos agentes de transportes e trânsito na Expoacre durante todo o período, inclusive agentes de assistência aos cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Temos esse cuidado com os usuários para evitar desconforto e sinistro”, disse o diretor de transportes da RBTrans, Clendes Vilas Boas.

A Expoacre começou neste sábado (29), com a tradicional Cavalgada, e termina dia 6 de agosto. A feira agropecuária tem uma programação que vai desde exposição de produtos em geral, venda de alimentos até shows de cantores nacionais e locais. Além de rodeio, vai ser realizada também prova de vaquejada, prova de motocross, prova de laço em dupla, provas de tambor, entre outras atrações.

Além dessa linha exclusiva, os participantes podem contar ainda com os ônibus que passam pelo parque, até às 23h30, das seguintes regiões:

  • Santa Maria/Vila Acre
  • Polo Benfica
  • Castanheira/Garapeira
  • Bom Jesus

Táxis e mototáxis

Ainda conforme a RBTrans, haverá um ponto de táxi e mototáxi disponível para os frequentadores da feira a partir das 17h. O desembarque e embarque deve ser feito no bolsão localizado na estrada do parque, próximo à entrada principal. Haverá apoio de agentes de trânsito na travessia da estrada.

Outro ponto será disponibilizado próximo à Galeria Cunha, no Centro da cidade.

Motoristas de aplicativo

Os motoristas de aplicativo também terão ponto fixo de embarque e desembarque de passageiros dentro do Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, durante a Expoacre 2023. A categoria reivindicou o espaço junto à coordenação do evento por meio de ofício.

Em edições anteriores do evento, os motoristas de aplicativo não tinham um lugar específico para deixar e buscar passageiros, assim como há para taxistas, mototaxistas e ônibus. Agora, o local também fica no Centro da cidade. Contudo, Vilas Boas destaca que eles não podem permanecer estacionados neste ponto como se fossem táxis, e nem atender por acenos.

“Os motoristas de aplicativos estão cientes que o ponto é para embarques e desembarques deste público que usará o serviço de aplicativo por opção, e que deverá ser chamado via plataforma. Caso a fiscalização da polícia ou dos agentes constatar a irregularidade, serão contemplados com as reprimendas legais com base na lei”, disse o diretor de transportes.

Sair da versão mobile