Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Morre o músico acreano João Donato, aos 88 anos, no Rio de Janeiro

O acreano pioneiro da bossa-nova, João Donato, morreu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família do músico.

Segundo as informações divulgadas, o músico morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Recentemente, ele teve uma infecção nos pulmões.

Pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor, João Donato de Oliveira Neto foi um dos responsáveis por popularizar a música brasileira no exterior. Com mais de 70 anos de carreira, seu primeiro disco, Chá Dançante, foi lançado em 1956 com direção musical do estreante Tom Jobim. Dois anos depois, gravou com Minha Saudade e Mambinho com João Gilberto, se consolidando como um dos pioneiros da bossa-nova.

Ele nasceu Em Rio Branco, no Acre, em 1934, e se mudou para o Rio de Janeiro nos anos 40. Em 1966, João Donato começou a escrever letras para suas composições instrumentais e firmou novas parcerias na MPB, ao lado de nomes como Chico Buarque, Aldir Blanc, Arnaldo Antunes, Cazuza, Gilberto Gil e o do poeta Haroldo de Campos.

João Donato foi premiado, em 2010, no Grammy Latino,  na categoria de melhor álbum de Jazz, pelo trabalho em Sambolero.

Sair da versão mobile