Quanto vale um sonho? Para o acreano Jaime Tavares, de 36 anos, custou o desapego da convivência com familiares, amigos e a coragem de desbravar uma cidade “grande” totalmente desconhecida.
Natural de Cruzeiro do Sul, Jaime saiu do Acre em 2015 para tentar a vida no Distrito Federal, em Brasília, mas, devido o falecimento da sua avó e mãe, Alzeneide Tavares, retornou a sua terra natal após três meses.
Entre 2015 e 2017, construiu a vida na capital acreana. Mas, foi em dezembro de 2017 que tomou coragem para ouvir o seus coração e fixar moradia em Brasília, onde está prestes a concluir a formação em designer de moda. A colação de grau será no próximo 1 de agosto.
“O filho/neto da costureira venceu e está vencendo! Lembro dos dias em que trabalhava em um call center em Rio Branco, Acre, e pesquisava faculdades de moda, em Brasília. Foi nesse momento que encontrei o site do @iesb_oficial, e o sonho de estudar moda parecia distante. Mas aqui estou eu, prestes a me formar como designer de moda. Que chique, não é mesmo?”, destacou o acreano em uma sequência de cliques, que compartilhou em suas redes sociais após um desfile.
Entretanto, engana-se quem acha que para chegar onde chegou Jaime não teve que ralar. Sem amigos ou rede apoio, em vários momentos o acreano se viu sem ter para onde ir em Brasília, uma das cidades mais caras do Brasil.
“A minha chegada foi bem difícil, aluguel muito caro, tive que morar em pensão. Cheguei a ter momentos de não ter onde ficar e uma amiga me acolheu na casa dela. Até que eu consegui uma bolsa para estudar moda, consegui um trabalho, fiz cursos de consultoria de moda, consultoria de estilo, personal stylist e essa minha paixão por moda foi aflorando”, salienta Jaime.
Neto da costureira
A avó, que também fez o papel de mãe para Jaime, foi e é a sua grande inspiração. Alzeneide costurava para sustentar a família e a seu modo sempre incentivou o neto a correr atrás dos seus sonhos, dons e a ser ele mesmo.
“Agradeço à minha mãe/avó Alzeneide que, para mim, foi a melhor costureira do mundo. A senhora é tudo para mim, minha inspiração. A minha mãe Vânia, sou grato por tudo. Aos tios e tias, que dividiram seu lar, sou grato por me buscarem na escola quando eu era criança. E aos dois irmãos que conheci e aos que ainda não conheci, agradeço e contem comigo. Ao meu pai, que vi duas vezes na vida quando criança, poderia ter sido diferente, mas o destino quis assim”, destacou os jovem na publicação que fez em suas redes sociais.
Sonhos e incertezas
Apesar de estar prestes a concluir uma fase importante da sua vida, que é formação em designer de moda, Jaime Tavares, que já é formado em Administração, destaca as incertezas do futuro, com uma boa pitada de esperança.
“O que vem muito na minha cabeça é a fase de superação: aquele menino que saiu do Acre, está vencendo, está construindo os seus sonhos. Por mais que eu ainda não saiba onde a moda vai me levar, é possível sonhar e alcançar os nossos sonhos”, destacou.
Apaixonado por moda feminina, o cruzeirense quer transformar todo o seu talento em empoderamento para as mulheres. “A minha intenção é estimular a autoestima feminina, para que elas se sintam empoderadas através das minhas criações e, principalmente, livres para serem que quiser ser”.
Entre os muitos sonhos que permeiam o coração do cruzeirense está o de ser famoso. A inscrição para participar da casa mais vigiada do Brasil, BBB, já foi feita. Ao Universo, o jovem estilista envia seus sonhos, esperança e a certeza de um futuro feliz.