O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça de Plácido de Castro, participou, nesta quarta-feira, 19, da inauguração da Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A instalação do abrigo atende a uma solicitação do MPAC, que no decorrer de um procedimento administrativo realizou uma série de reuniões com a administração municipal visando garantir a implementação de políticas públicas permanentes que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes.
Além disso, o MPAC também destinou recursos provenientes de uma ação civil pública para a aquisição de mobília e equipamentos, e acompanhou o processo de escolha do imóvel.
Segundo o promotor de Justiça, José Lucivan Nery, as crianças e adolescentes que se encontravam em situação de vulnerabilidade ou sendo negligenciadas por seus pais ou responsáveis eram encaminhadas para abrigos em Rio Branco. A distância acabava enfraquecendo ainda mais os laços afetivos entre os familiares, dificultando o fortalecimento desses vínculos.
“Nós, que trabalhamos com a rede de proteção, sabemos da importância que a Casa de Acolhimento tem para as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade. Quando eles são levados para outra cidade, não conseguimos reinseri-los na família de forma eficaz. Agora, eles têm a segurança de saber que ficarão na sua própria cidade, próximos da família. Esse é um legado que está sendo deixado para as nossas crianças em situação de vulnerabilidade”, destacou.