O 1º Ideathon do ecossistema de inovação de Cruzeiro do Sul aconteceu de 14 a 16 de julho, realizado pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O evento, criado para gerar ideias inovadoras, teve duração de 54 horas ininterruptas.
Sendo uma verdadeira maratona de empreendedorismo e inovação, o evento reuniu um grupo de pessoas com diferentes habilidades e conhecimentos para pensar “fora da caixa” em soluções voltadas aos quatro eixos com forte potencial na região do Juruá: bioeconomia, agronegócio, saúde e turismo.
Durante o Ideathon, com o auxílio de sete mentores da comunidade de startups Aquiri Valley, foram desenvolvidas cinco ideias de negócios que serão acompanhadas pelo Sebrae por meio de mentorias e consultorias, para que possam ser continuadas e gerar oportunidades para a população, além de contribuir para o desenvolvimento econômico local.
Segundo Jorge Freitas, gestor de inovação do Sebrae, o evento marcou a ativação do ecossistema de inovação de Cruzeiro do Sul e alcançou resultados satisfatórios.
“Tivemos pessoas, de todas as idades, de 17 a 68 anos, pensando em negócios inovadores. Se formos falar de resultados, são muitos, mas quero destacar três: o engajamento das pessoas e instituições para a realização do evento, demonstrando que o ecossistema tem trabalhado de forma articulada para o desenvolvimento local; a criação de cinco negócios inovadores, que tem potencial de escala para o resto do país; e a disseminação da cultura da inovação”, disse.
Os três melhores modelos de negócios (AutIA, ViverTour e JuruáExplorer) irão participar de uma imersão em um centro de inovação de renome no país para que possam conhecer outros ambientes de inovação e fazer network que possa contribuir para o crescimento de seus negócios. “É fantástico ver essas pessoas pensando negócios de forma diferente e entendendo que a inovação não é algo difícil e distante”, destacou Freitas.
Confira as soluções criadas:
- 1- AutIA – Plataforma aplicando IA com processamento de dados e imagens que auxilia profissionais da área da saúde e pais na identificação e acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em qualquer faixa etária;
2- ViverTour – Portal online que proporcionará uma imersão nos atrativos turísticos regionais do Vale do Juruá, a partir de uma experiência em 360 graus, suscitando a vontade de conhecer esses espaços. Além disso, será um portal que fará uma ligação direta entre o turista e as empresas ligadas as atividades turísticas;
3- JuruáExplorer – resolve a falta de informações acessíveis de diversos serviços para visitantes e moradores que chegam a Cruzeiro do Sul. Por meio de uma plataforma online, a startup oferecerá um hub de serviços que concentra informações sobre uma variedade de estabelecimentos comerciais;
4- AgroEco+ – Planejamento de propriedade rural, por meio de cruzamento de informações, indicando o que o produtor pode realizar na propriedade para obtenção de maior produtividade e lucratividade;
5- Peniciol – Buscar uma ifa (ingrediente farmacêutico ativo) para o mercado farmacêutico, a fim de potencializar a produção de antibióticos a partir da extração da molécula de plantas nativas da Amazônia.