O único hospital particular de Urgência Infantil, a Urgil, de Rio Branco, anunciou o fim do contrato com a prestadora do plano de saúde Unimed. Com o fim da parceria, a unidade pediátrica só deve atender os beneficiários do plano até o dia 24 de outubro de 2023.
“A Unimed Rio Branco recebeu o pedido de descredenciamento do prestador Urgil na última sexta-feira [28] com prazo para encerramento dos atendimentos em 24 de outubro. A Unimed Rio Branco já está tomando as providências necessárias e garante que os beneficiários não ficarão desassistidos”, informou a Unimed.
O cancelamento do contrato está sendo apurado pela 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor, do Ministério Público do Acre (MP-AC). Nesta terça-feira, 1, o promotor de Justiça Dayan Moreira pretende se reunir com os diretores do hospital para tratar sobre o assunto.
A Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) também está acompanhando o caso, afim de garantir que os contratantes do plano de saúde não sejam prejudicados.
“Considerando que a Urgil é o único hospital de urgência e emergência infantil em Rio Branco e que a Unimed ainda não possui um pronto atendimento próprio e não viabilizou outra alternativa eficiente e segura para o atendimento do público infanto-juvenil, informamos aos consumidores que tomaremos as providências cabíveis junto à prestadora, a fim de que os usuários do plano de saúde não sejam prejudicados com a falta de acesso aos serviços contratados”, diz a nota emitida pela DPE.
Ver essa foto no Instagram