Morreu na madrugada desta segunda-feira, 17,, no Rio de Janeiro (RJ), o pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor acreano João Donato. A informação foi confirmada pela família do músico.
Por meio de suas redes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do artista e teceu elogios sobre o legado de João Donato.
“João Donato, pianista, acordeonista, cantor e compositor, foi um dos gênios da música brasileira. Perdemos hoje um de nossos maiores e mais criativos compositores. Nascido no Acre, foi no Rio de Janeiro que construiu sua trajetória e marcou a história da música em nosso país, com composições que correram o mundo. João Donato via música em tudo”, disse o presidente.
Ainda segundo Lula, João Donato “inovou, passou pelo samba, bossa nova, jazz, forró e na mistura de ritmos construiu algo único. Manteve-se criando e inovando até o fim. Que encontre a paz que tanto cantou. Sua música permanecerá conosco. Meus sentimentos aos familiares, amigos, músicos que nele se inspiraram e fãs no mundo todo.”
Donato estava internado na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, e a causa da morte foi pneumonia.