Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sebrae destaca a Economia Criativa em estande da Expoacre 2023

Na 48ª edição da Expoacre, que acontece de 29 de julho a 6 de agosto, o Sebrae traz um foco especial na Economia Criativa como um importante vetor de desenvolvimento econômico e inovação para o estado do Acre.

A Economia Criativa é um conceito que engloba atividades econômicas baseadas no talento, criatividade e inovação dos indivíduos, abrangendo segmentos como cultura, artes visuais, música, tecnologia, gastronomia, moda, audiovisual, entre outros. O objetivo é impulsionar a geração de empregos, a inclusão social, e a promoção de uma economia mais dinâmica e sustentável.

O Sebrae realiza intervenções nos pequenos negócios a partir da cadeia de valor e, de acordo com Aldemar Maciel, gestor de Artesanato, Turismo e Cultura, esta é uma cadeia muito importante na economia, do ponto de vista de geração de emprego, ocupação e renda.

“A partir deste ano iremos resgatar um trabalho que já havia sido desenvolvido e isso significa criar uma conexão entre as instituições, para apoiar os diferentes empreendimentos culturais existentes no Acre, considerando o seu estágio de desenvolvimento, desde os empreendimentos que estão iniciando, a aqueles que estão buscando expandir no mercado, e uma das formas de sinalizarmos para o público será na Expoacre, onde apresentaremos um pouco desses segmentos”, destacou o gestor.

Destacando a diversidade cultural e a riqueza natural do Acre, ao mesmo tempo em que promove a inovação e o empreendedorismo criativo em diferentes segmentos econômicos, a Economia Criativa resgata o tradicional valoriza a cultura urbana e os povos originários, é um mix de tudo aquilo que o acreano produz.

“Teremos seis espaços no estande onde traremos trabalhos de comunicação, tatuagem, grafite, cultura geek, cultura urbana, teremos também apresentações culturais nos palcos em todas as noites, com músicas tradicionais, a cultura urbana com o hip hop e o rock, e os povos originários. Iremos apresentar uma variedade de tudo aquilo que é produzido na cena cultural acreana”, acrescentou Maciel.

Além dos tradicionais eventos voltados à agropecuária, a Expoacre 2023 irá oferecer espaços dedicados à cultura, ao artesanato, à gastronomia regional, ao empreendedorismo inovador, às startups e às tecnologias aplicadas ao desenvolvimento sustentável. A Economia Criativa, sem dúvida, será um dos grandes destaques deste evento, inspirando novas parcerias, ideias inovadoras e o fortalecimento do setor criativo do Acre.

Sair da versão mobile