X

Pesquisadores do Acre, Bolívia e Peru alertam sobre ausência de chuva e forte ondas de calor nos próximos meses

(Foto: Juan Diaz / Acervo Pessoal)

Um alerta ambiental, assinado por 13 pesquisadores da região fronteiriça MAP- Madre de Dios (Peru), Acre (Brasil), e Pando (Bolívia), prevê, para os próximos três a cinco meses, chuvas abaixo do normal e fortes ondas de calor, com temperaturas acima da média, possibilitando queimadas acidentais em áreas agrícolas e incêndios florestais.

O alerta foi divulgado pelo jornalista Altino Machado, em suas redes sociais, alertando o poder público e a sociedade acreana sobre as consequências das altas temperaturas, como os altos níveis de fumaça decorrentes dos incêndios acidentais, que prejudicam o bem estar social e ambiental.

As previsões climáticas para esta região foram emitidas pelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF). Além dos incêndios, o desabastecimento de água na região também é previsto, causando seca.

Na publicação realizada por Altino Machado, algumas recomendações são listadas, para que os problemas decorrentes da época de grande calor sejam amenizados.

Veja as recomendações

1) Preparar e implementar planos de contingência para abastecimento de água para comunidades humanas e atividades agropecuárias, levando em conta a importância de manter ecossistemas aquáticos.

2) Preparar e implementar planos de contingência para identificar e controlar queimadas acidentais e provocadas e para apagar rapidamente incêndios iniciantes em florestas antes de sua propagação.

3) Preparar e implementar planos de contingência para reduzir os impactos de ondas de calor em populações vulneráveis como idosas e de crianças e nas atividades agropecuárias.

4) Que as sociedades e instituições públicas monitorem a qualidade do ar através de dados de redes locais e de satélites para implementar medidas de redução do impacto de fumaça na saúde humana e ambiental.

Isabelle Freitas: