Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Um sucesso o lançamento da nova coleção de óculos de sol da Ótica Moderna

Um sucesso o lançamento da nova coleção de óculos de sol da @oticamodernaa na ocasião a empresária @zayraayache apresentou sua trajetória rumo ao empreendedorismo no mercado acreano e autografou o livro que narra a história de vida de várias mulheres brasileiras no qual está incluída “Elas na missão com propósito”.
No casamentos do senador Randolfe Rodrigues ( Rede-AP), Janja optou por usar um vestido da grife brasileira Printing Art avaliado em R$ 4.186. Uma pechincha!
Nouhaila Benzina, de 25 anos, jogadora do Marrocos, foi a primeira atleta a entrar em campo vestindo um hijab durante a Copa do Mundo Feminina na Austrália e Nova Zelândia.
News
*Depois dos cancelamentos de vários shows o governador Gladson Cameli salvou a noite de quarta feira garantindo a presença da cantora Mari Fernandez e ainda arrecadou muitos quilos de alimentos não perecíveis para a população carente do Estado do Acre.
*Que a feira agropecuária agita e movimenta o comércio acreano é fato, porém quando acaba é um desalento de gente sem dinheiro pelos cantos. Acreano vive de teimoso!
*Depois da tragédia que foi a rebelião no presídio acreano ceifando a vida de vários detentos chegou o mês de agosto quente como uma chapa beirando 50º e mortes horrendas causadas por imprudência no transito, entre outros. Rio Branco está mesmo irreconhecível!
*Poucas curtidas em umas de minhas redes sociais mais populares. Verificando vi quantos amigos tenho perdido desde a pandemia. Que Deus conforte seus familiares querido Paulo Pinheiro, Ivan Biancardi que foi se juntar a sua Leila, Robson Vilela, Joana D’arc Valente Santana e tantos outros. Que rápida e breve é a vida!
*Fui batizada como católica, não comungo, vou a poucas missas, não sou evangélica, penso que o espiritismo explica muita coisa que não entendia. “Cristã” no sentido de que considero Jesus um líder revolucionário que pregou a igualdade e a justiça, foi perseguido por isso, mas sou fã do Papa Francisco, mesmo sendo argentino, (rs) espero que continue lutando por diálogo. E o que foi a presença da cantora Fafá de Belém com ele em Lisboa? Que lindos!
Às vezes, quando assisto os noticiários, fico com a impressão que os únicos líderes deste mundo se esforçando neste momento por negociações pela paz são Henry Kissinger e o Jorge Mario Bergoglio. Estou exagerando? Não muito! Em todo caso esses dois têm boas credenciais.
*Ainda no tema religioso, não sei se a “volta” ao cristianismo original e, consequentemente, ao comunitarismo, ao não egoísmo e prática efetiva da compaixão e do amor ao próximo, sem hierarquias ou dogmas absolutos, é o último sopro de vida do cristianismo. Mas sei que este cristianismo “existencial”, voltado para o bem da coletividade, da prática da compaixão e empatia, menos na defesa cega de dogmas, tradições e líderes religiosos, é bem melhor que o praticado pela Canção Nova e bancada evangélica, as versões atuais dos mercadores do templo.
*Vamos relembrar os combinados? Para falar mal de um filme é preciso antes ver o filme. Para criticar uma série, é preciso o quê? O quê? Ver pelo menos o primeiro episódio. Para dizer que um livro é mal escrito, tem que no mínimo ler umas páginas desse livro. E assim por diante. Quem já faz isso está de para…? Béns! Para os chatos que criticam ferozmente o que não conhecem, minha nota zero.
*Mulheres negras ganham menos da metade que homens brancos no Brasil. O estudo é da economista Janaína Feijó, pesquisadora do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), diz que vagas de trabalho com salários baixos e muitas vezes associadas à informalidade ainda fazem parte da rotina de mulheres negras no Brasil. No primeiro trimestre de 2023, o rendimento médio de todos os trabalhos das mulheres negras foi estimado em R$ 1.948, o que representa uma alta de 2,6% em relação aos três meses imediatamente anteriores. A quantia, contudo, é a menor entre os quatro grupos analisados pelo levantamento.
*O jogador Pedro, do Flamengo, foi suspenso e multado por ter levado um soco na cara do preparador físico, que trabalha para o técnico Sampaoli. Para o serviço ficar completo, deviam prendê-lo naquele CT que pegou fogo. Brincou a Flamenguista. Sou contra qualquer tipo de violência!
*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara um “giro” por países da África em agosto para comparecer a cúpulas internacionais e se reunir com líderes políticos, informaram integrantes do governo brasileiro. Esta será a segunda viagem de Lula ao continente africano desde que tomou posse, em janeiro deste ano. Haja vestido e gravatas!
*Na nova lei sobre o imposto de renda deveria acabar com essa “jabuticaba” que é permitir desconto de despesas médicas no imposto de renda. Isso também cria essa outra “jabuticaba”, de alguns médicos, abertamente, terem preço com recibo e sem recibo. Esse desconto é mais um privilégio para as famílias com renda relativamente alta no espectro do conjunto. Os mais pobres, no Brasil, nem fazem declaração de imposto de renda, e para tratamento de saúde procurem o SUS. Que se acabe com o desconto e se fortaleça o SUS. Só acho!
*O Jornal Nacional, na edição de terça-feira, fez a maior ginástica para tentar livrar a cara do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de desgaste político na chacina do Guarujá. Sob o surrado argumento de combate às drogas, 19 pessoas foram mortas. Tarcísio considera matar, parte do ofício da Policia Militar, quando o certo seria que tudo fosse feito para poupar vidas. Aliás, o governador lamentou apenas a morte de um PM. Quanto aos demais, ele considera bandidos, não há comprovação de que tenham cometido delitos. E mesmo que tivessem, a PM não pode sair atirando. Como sempre, ela atirou antes de perguntar. Até quando Brasil?
*Em vez de ficar acompanhando a vida dos outros, acompanhe novelas e seriados. Desse modo, você vai conversar com as pessoas sobre ficção e não sobre vida de gente que não é da sua conta.

Organização em rebanho

Não existe nenhuma possibilidade de se falar em “combate a fakenews” sem conversarmos sobre a prática de mercado chamada ZERO RATING e o papel estruturante das empresas de telecomunicações brasileiras.

Zero Rating define uma prática de mercado das operadoras de telefonia móvel, através da qual a navegação nas principais mídias sociais e aplicativos de mensagens (facebook, instagram, youtube, whatsapp) é oferecida como um serviço gratuito e ilimitado nos pacotes de dados mais baratos. Assim sendo, para acessar todos os conteúdos que se encontram fora desse pacote, o usuário com um contrato de Zero Rating precisa PAGAR.
Quando se considera isso, imediatamente se observa que TODOS os discursos “educativos”, baseados no conceito de checagem da informação antes da retransmissão, são absolutamente inócuos e SOCIALMENTE EXCLUDENTES.
Checar informação CUSTA CARO, muitas vezes um recurso financeiro que o usuário de telefonia móvel NÃO POSSUI.
Infelizmente não será por esse caminho de “orientação de conduta” que se atingirá qualquer progresso no combate às fakenews. E, consequentemente, torna-se crucial debatermos o papel das operadoras de telefonia móvel na formação e manutenção de uma massa gigantesca de pessoas a quem é ofertado gratuitamente o acesso ao universo onde as fakenews imperam e é negado, através de um custo IMPEDITIVO, o direito delas a procederem com a conduta da checagem das informações.

Ou seja, toda vez que nós nos irritarmos quando alguém “não clica no link”, podemos estar cometendo uma injustiça tão grande como se nos irritássemos com os “hábitos alimentares” de uma pessoa que se alimenta inadequadamente porque não possui recursos para comprar comida boa o suficiente.
Como disse Friedrich Nietzsche em “Genealogia da Moral”:
“Todos os doentes, todos os doentios, buscam instintivamente organizar-se em rebanho, na ânsia de livrar-se do surdo desprazer e do sentimento de fraqueza: o sacerdote ascético intui esse instinto e o promove; onde há rebanho, é o instinto de fraqueza que o quis…”

Sair da versão mobile