Aracy Balabanian deixou milhares de órfãos e uma “neta” famosa ao morrer nesta semana aos 83 anos após luta contra um câncer de pulmão. Mas a intérprete da Cassandra, do “Sai de Baixo”, não deixou filhos e nem viúvo. Por isso, fãs da artista passaram a se perguntar: o que vai acontecer com a herança de Aracy com sua morte?
Horas após a perda, os sobrinhos escreveram uma mensagem emocionante para a tia famosa, sem deixarem claro se algum irmão da artista ainda é vivo. Ao que tudo indica, todos já morreram, uma vez que em 2005 Aracy em depoimento a sua biografia “Nunca Fui Anjo” contou que tinha apenas três dos seis irmãos vivos.
Um deles tinha 88 anos na época. A atriz era a caçula de uma família de sete filhos – Maria, Yeranui, Amenui, Arshaluz, Avediz e Armem – e fruto do segundo casamento de seu pai, Raphael. A primeira mulher dele morreu aos 28 anos após dar à luz aos cinco primeiros irmãos de Aracy. Depois, Raphael se casou com Esther, mãe da artista, que interrompeu duas gravidezes.
Ainda não é notório se Aracy deixou ou não um testamento. Já a legislação brasileira aponta que em caso de falta de herdeiros diretos, a herança é repartida entre tios, primos, irmãos e sobrinhos. No ano passado, a artista comentou o fato de não ter formado sua própria família, destacando ter vivido de forma intensa, em suas próprias palavras.
“Tem um monte de crianças na minha vida. Quando eu disse que não podia, ou não queria me casar, é porque eu não tinha condições de conciliar a minha vida de atriz já que eu tive tantas dificuldades antes. Eu não tive tempo, mas amei e fui amada”, salientou ela, cujo corpo foi velado por amigos famosos.
Embora não tenha sido casada, a filha de armênios foi confundida com a viúva de um ator no velório dele. Aracy somou mais de cinco décadas de carreira com personagens marcantes como dona Armênia (“Rainha da Sucata”/”Deus nos Acuda”), Filomena (“A Próxima Vítima”) e Gemma (“Passione”).