Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre realiza o 12º transplante de fígado de 2023

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospital Estadual (Fundhacre), realizou no sábado, 26, mais um procedimento de transplante de fígado, o 12º do ano. Todo o processo de viabilização para captação do órgão e realização do procedimento teve início na noite de sexta-feira, 25, quando a equipe responsável foi notificada, pela Central Estadual de Transplantes, sobre um doador em Porto Velho (RO).

Com a falta de voo comercial viável e a impossibilidade de a Força Aérea Brasileira (FAB) atender a missão no momento, a gestão da Fundhacre acionou o governo do Estado, que rapidamente viabilizou, nas primeiras horas de sábado, 26, o transporte da equipe para Porto Velho (RO), onde foi feita a cirurgia de captação e o retorno dos profissionais com o órgão para Rio Branco, por volta das 15h. O procedimento foi concluído às 21h.

Na capital acreana, uma segunda equipe já iniciava o procedimento do receptor A.J.O.A, de 37 anos e procedente de Cruzeiro do Sul, que aguardava um fígado compatível desde junho de 2022.

“O apoio do governo do Estado no processo de organização para salvar vidas com os transplantes tem sido fundamental. Tivemos um procedimento finalizado com sucesso, o receptor segue com boa evolução e em recuperação, aos cuidados da unidade de terapia intensiva da Fundhacre”, salienta a coordenadora do Serviço de Transplante da instituição, Valéria Monteiro.

Ao todo, somam-se 74 procedimentos desde o início do programa, em 2014. O Acre é o único estado da Região Norte que realiza o serviço de transplante hepático.

Sair da versão mobile