Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após 10 anos fechado, Café do Teatro é reaberto sob direção da Meninas Doceria; amor pela cozinha uniu quatro gerações de mulheres

Partilha de tradições, saberes e afetos. Assim pode ser resumida boa parte da história de vida da família Castro, que, há 43 anos, agracia os acreanos com suas receitas, do doce ao salgado. De uma das primeiras pizzarias da Capital, A Bolota, até o atual empreendimento, o Meninas Doceria, quatro gerações de mulheres vivenciaram, de forma concreta, o amor pela cozinha, o que é comprovado entre sua clientela, que cresce a cada dia.

O atendimento no Café do Teatro, Rua Raul Barcelar, área central da cidade, tem início a partir das 9h e vai até às 19h (Foto: Dell Pinheiro)

Com o sucesso da Meninas Doceria, que vende bolos, tortas e salgados, os negócios se expandiram. Há pouco mais de uma semana, Cláudia Castro Lopes Malveira, proprietária do empreendimento, assumiu a concessão no Espaço Café do Teatro, no Centro de Rio Branco. O local estava fechado há 10 anos.

Com o sucesso da Meninas Doceria, os negócios se expandiram e família assumiu o Café do Teatro, que estava sem funcionar há 10 anos (Foto: Dell Pinheiro)

“Apesar de a Meninas Doceria ter um pouco mais de sete anos, nossa família já está neste ramo há mais de quatro décadas, tanto como pizzaria, como confeitaria. Quem iniciou tudo foi a minha avó, depois veio a minha mãe e passou para mim. Ficamos um período paradas, devidos a problemas familiares. Minha mãe sentiu muita falta de cozinha, que é a vida dela, foi então que decidi, junto com ela, abrir a doceria, que surgiu em uma barraca só com mulheres, no Arraial da Cohab do Bosque, com o tradicional quibe da minha avó, além das tradicionais massas da Bolota”, contou Cláudia.

Cláudia (à esquerda) trabalha junto com a mãe, Inês, e com a filha, Cíntia Castro, dando continuidade ao trabalho que começou com avó (já falecida), que foi uma das primeiras confeiteiras do Acre. “Nossa família já está neste ramo há mais de quatro décadas” (Foto: Dell Pinheiro)

A empresária falou sobre o novo espaço recém-inaugurado, o Café do Teatro. “Conseguimos adquirir esse espaço por meio de uma licitação, sugestão de um amigo. Ele chegou e disse: esse espaço é a cara de vocês! Foi quando nos despertou o interesse, e aqui estamos com a Meninas Doceria. Graças a Deus, deu tudo certo, a aceitação está sendo muito boa, as pessoas estão gostando da nossa comida. Permanecemos com o mesmo cardápio, que já é sucesso, além de trabalhar com algo novo, que é o café e os pratos executivos, que estão tendo bastante aceitação, assinados pela chefe de cozinha Kamila Mantovanelli. Estou muito feliz!”, comemorou a empresária.

Resiliência

Cláudia falou sobre a questão do empreendedorismo, algo bastante difícil em nosso país. “Empreender não é fácil, já tive vontade de desistir várias vezes. Tem época que você está bem financeiramente, outras não… E, para manter em períodos ruins, não é fácil, temos cerca de 20 colaboradores. Mas, a minha motivação vem da família, da nossa luta, não posso desistir, isso tudo é o ‘coração’ da minha mãe! Já estamos na quarta geração. Aqui, é algo acima do bem material, do dinheiro. Não sei se minha filha vai querer prosseguir nos negócios, porém, por enquanto, ela está ajudando. Nossa missão é entregar sempre o melhor para os nossos clientes, para que eles se sintam satisfeitos. Apesar de todo esforço, tudo é muito gratificante e prazeroso”.

Boas lembranças e amor pelo que faz  

“Nossos bolos, salgados, tortas, enfim, tudo que vendemos, tem um gosto caseiro, pois é feito com muito amor e afeto”, frisou Inês Castro

Inês Castro Lopes, mãe de Cláudia, que comanda a cozinha, voltou um pouco no tempo, e lembrou, com saudade, do primeiro empreendimento da família. “Tudo que temos hoje começou na pizzaria Bolota, isso em 1980, quando o local foi inaugurado. Foram 25 anos de funcionamento. A minha paixão pela cozinha começou justamente por causa da minha mãe, já falecida. Ela sempre fazia bolo pra fora, foi uma das primeiras confeiteiras do Acre. Foi então que comecei a sentir vontade de trabalhar na cozinha, isso ainda na adolescência. Depois de muito tempo, estou aqui, ajudando minha filha e neta. Nossos bolos, salgados, tortas, enfim, tudo que vendemos, tem um gosto caseiro, pois é feito com muito amor e afeto”.

Satisfação da clientela

Os servidores públicos Luanda Farias, Valter Júnior e Amanda Craveiro foram unânimes em afirmar que a comida é maravilhosa. “Essa é a primeira vez que estamos vindo aqui, desde que reinaugurou. Tudo é muito bom, do ambiente, climatizado por sinal, um diferencial, principalmente em nossa região, que é muito quente, até a comida, que é maravilhosa. O cardápio é variado, e a sobremesa é divina. Recomendamos o local, com certeza. Esse é um resgate de um ponto histórico acreano”, enfatizou Júnior.

“O cardápio é variado, e a sobremesa é divina. Recomendamos o local, com certeza”, indicou o servidor público Valter Júnior (Foto: Dell Pinheiro)

A Meninas Doceria, localizada na Rua Servo Ribeiro, bairro Bosque, próxima à Energisa, continua atendendo das 12h às 20h. O atendimento no Café do Teatro, Rua Raul Barcelar, área central da cidade, tem início a partir das 9h e vai até as 19h (ambos servem almoço). Telefone para contato: (68) 99924-0624. Redes sociais (@meninasdoceria).

 

 

Sair da versão mobile