O pico de uma das chuvas de meteoros mais aguardadas do ano acontece neste final de semana, na madrugada de sábado para domingo, 13.
O fenômeno é resultado da passagem do planeta Terra pela região do Sistema Solar, onde estão os detritos deixados pelo cometa 109P/Swift-Tuttle, o que acontece apenas uma única vez ao ano. No Acre, o fenômeno poderá ser visto entre 25 e 40 meteoros por hora.
No Hemisfério Sul a observação será um pouco mais limitada, entretanto, ainda será possível perceber a passagem dos detritos, em especial na região mais próxima do Equador, como no Norte e no Nordeste do Brasil.
Como observar
- A melhor janela de observação é entre as 3h30 e o amanhecer. O radiante (ponto onde os meteoros aparentam convergir) da Perseidas é, como diz o nome, a constelação de Perseu.
- Basta olhar para a região norte do céu, onde estará o radiante, e esperar pelos meteoros;
Não é preciso focar a visão na constelação, eles podem surgir de toda área ao redor; - ites ou apps de astronomia (como Skywalk, Starchart, Sky Saari ou Stellarium) podem ajudar ao indicar a direção e o horário exato em sua cidade;
- A madrugada seguinte, de domingo para segunda, também é uma boa oportunidade para ver os meteoros.