Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo diz que apenas uma família solicitou abrigo no Parque de Exposições após reintegração na ocupação Irineu Serra

Quem precisa também pode requisitar um caminhão para transporte de bens. Foto: Diego Gurgel/Secom

Após o cumprimento da ordem judicial de reintegração em ocupação no Bairro Irineu Serra, o governo do Estado realiza operação integrada entre segurança, saúde e assistência social para garantir apoio à população do local.

Na manhã desta quarta-feira, 16, as forças do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Militar reforçam o policiamento e segurança do local, enquanto as famílias retiram os bens e desocupam o espaço.

Um ônibus da Secretaria da Mulher está sendo utilizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) para o atendimento e cadastramento das famílias para inscrição no aluguel social.

“Temos uma equipe com dez assistentes sociais e equipe de apoio atendendo às pessoas da ocupação. Nesse primeiro momento é necessário apenas o RG e CPF para que essas pessoas possam ser inseridas no projeto social. Além disso, quem precisa também recebe o suporte de caminhões de frete para fazer o transporte dos bens”, disse a chefe do Departamento de Assistência Social da Seasdh, Nágila Rocha.

O governo disponibilizou também viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender ocorrências e uma equipe dos bombeiros com caminhão anti-incêndio.

“Cumprindo a ordem emitida pelo Poder Judiciário, nossa operação tem uma estimativa de sete dias, sempre garantindo e resguardando a integridade física das pessoas e dos servidores do Estado aqui presentes”, observou a coronel Marta Renata Freitas, responsável pela operação da segurança pública na ocupação.

O benefício do aluguel social é uma opção que está sendo oferecida a todas as famílias retiradas das terras ocupadas irregularmente. Para essa opção e também para as que optam por ir para casa de parentes, o Estado oferece transporte para o deslocamento de pessoas e pertences. Outra opção oferecida pelo governo do Estado foi o espaço do Parque de Exposições, que foi preparado para abrigar famílias. Apenas uma família solicitou ser abrigada no parque até o momento.

Sair da versão mobile