Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo do Acre entrega 1ª etapa das obras do Museu dos Povos Acreanos

Governo do Acre entrega 1ª etapa das obras do Museu dos Povos Acreanos

Neste domingo, 6, o governador Gladson Cameli fez a entrega da 1ª etapa das obras do Museu dos Povos Acreanos, localizado na Avenida Epaminondas Jácome, no Centro de Rio Branco.

A obra, avaliada em R$ 18 milhões, teve início em 2016, e foi concluída em 2023. O museu será gerenciado pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Governo do Acre entrega 1ª etapa das obras do Museu dos Povos Acreanos

A inauguração coincidiu com a comemoração do início da Revolução Acreana, o que conferiu um simbolismo ainda maior à ocasião.

O prédio que abriga o museu foi construído na década de 1960 e já serviu como sede do Colégio dos Padres e do Colégio Meta. Após uma ampla revitalização, o espaço foi transformado em um complexo cultural que busca resgatar e celebrar a história da região.

Governo do Acre entrega 1ª etapa das obras do Museu dos Povos Acreanos

A obra foi realizada com recursos próprios do governo estadual e também contou com o apoio do Banco Mundial.

O governador Gladson Cameli destacou a importância do museu para a identidade e cultura acreana, ressaltando que a iniciativa é um resgate da história do estado.

Governo do Acre entrega 1ª etapa das obras do Museu dos Povos Acreanos

“Esse é um espaço de encontro com as raízes acreanas. Fico feliz em poder entregar essa obra, principalmente no dia 6 de agosto, Dia da Revolução Acreana. O museu foi iniciado no governo Tião Viana. Reconhecemos o seu trabalho”, disse o governador.

Durante a cerimônia, a ex-primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, representou o ex-governador Tião Viana, que iniciou a obra durante sua gestão. Ela enfatizou que o Museu dos Povos Acreanos é um espaço de preservação da cultura e identidade locais.

Governo do Acre entrega 1ª etapa das obras do Museu dos Povos Acreanos

“O Museu dos Povos Acreanos é um espaço de cultura; temos que enxergar nele a nossa história, enxergar nosso passado, pra entender como é o nosso presente e traçar o caminho para o futuro. Então, o projeto contempla a nossa história, de quando éramos apenas floresta. Eu acredito que o governador Gladson tenha tido essa visão. A gente fica muito feliz pelo convite”, frisou Marlúcia.

O presidente da Fundação Elias Mansour, Minoro Kinpara, enfatizou a importância do museu como um espaço educativo para as futuras gerações, além de destacar que o local também abrigará a Academia Acreana de Letras.

“O museu não apenas enriquece o cenário cultural do Acre, mas também se torna um ponto de encontro para o entendimento da trajetória histórica do estado, promovendo o resgate das raízes e contribuindo para a construção de uma identidade coletiva entre os acreanos”, enfatizou o gestor.

Também presente na solenidade, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, comentou que a entrega do museu é fundamental para mostrar a importância da nossa cultura.

“Aqui, estamos mostrando o que o Acre tem de bom. Investir na cultura também é uma das nossas missões. A prova maior são os investimentos que fizemos junto à Fundação Garibaldi Brasil. Já investimos mais de R$ 2 milhões nessa área. Muito diferente das outras gestões”, concluiu Bocalom.

Sair da versão mobile