A revista Veja publicou uma reportagem especial com a liderança indígena do Acre, Mapu Huni Kuin, que está atuando no elenco da novela global “Terra Paixão”.
Ativista dos direitos humanos, Mapu foi treinado desde os 6 anos de idade, por seu avô, para se tornar uma líder espiritual.
“Quando minha mãe ainda estava grávida de mim, meu avô, o então líder espiritual do povo Huni Kuin, identificou que eu seria o próximo líder espiritual da nossa comunidade. Nasci na reserva indígena de Kaxinawá Ashaninka do Rio Breu, na divisa do estado do Acre com o Peru. Meu avô começou meu treinamento quando completei 6 anos, me ensinando tudo o que ele sabia sobre as plantas ideais para cuidar de feridas, picadas de insetos e cobras. Ele também me ensinou sobre a sagrada medicina da ayahuasca e como me conectar com minha ancestralidade. Não tenho educação formal: meu aprendizado vem da floresta”, relatou Mapu à Veja.
Ator e cantor, Mapu ficou conhecido pela parceria que fez com o DJ Alok, com o qual gravou músicas. Na novela da Globo, interpreta o personagem Raoni Guató.
“Recentemente, viajei até Cannes, na França, com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, onde encontrei com o ator Leonardo DiCaprio, para pedir apoio financeiro para um fundo que criamos em defesa da Floresta Amazônica”, destacou Mapu, que compartilhou um pouco da sua trajetória.