Nesta terça-feira, 22, completa um mês que a Ponte Juscelino Kubitschek, mais conhecida como Ponte Metálica, que liga o 1º e 2º Distrito da Capital acreana está fechada para revitalização. A medida foi tomada após avaliação de uma equipe técnica do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), que identificou corrosão e desgaste em alguns pontos da estrutura.
O local já havia sido interditado por 18 dias, no final de março e início de abril, devido ao acúmulo de balseiros embaixo da estrutura da ponte, por conta da cheia do Rio Acre. Outra vez foi no dia 17 de abril.
O Deracre orientou o governo sobre necessidade de revitalização da Ponte Metálica, que foi construída há mais de 50 anos, e a ordem de serviço da obra foi assinada no dia 21 do mês passado.
Medidas são tomadas para a recuperação da ponte, diz governo
Segundo o Executivo estadual, o projeto de recuperação deve ser apresentado até o dia 11 de setembro, com o orçamento necessário e a data de início da manutenção.
“Temos conhecimento do quão importante é o fluxo da ponte metálica e, por isso, estamos viabilizando a recuperação estrutural de forma emergencial para que as pessoas consigam trafegar de maneira segura, livre de qualquer risco”, frisou o presidente do Deracre, Beto Murad.
Após a entrega do projeto, o Deracre entrará em consulta com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para garantir a realização da obra no formato emergencial, tendo em vista a grande necessidade do fluxo de trânsito do centro da capital do Acre.
A Ponte Coronel Sebastião Dantas, também conhecida como Ponte de Concreto, está funcionando no sentido de mão dupla.
Presidente Beto Murad garante que o projeto de revitalização já foi iniciado. Foto: Diego Gurgel/Secom