A partir de agora quem quiser abrir uma nova empresa em Rio Branco vai ter resposta automática da prefeitura sobre a viabilidade ou não de instalar o negócio no local pretendido. A análise da viabilidade locacional, que antes passava pelos técnicos de forma manual, agora será automatizada por meio do sistema Viabilidade Automática, lançado oficialmente nesta terça-feira (15) pelo prefeito Tião Bocalom, com a presença de parceiros como o Sebrae e a Junta Comercial do Acre.
A presidente da Junta Comercial do Acre, Nayara Honorato, ressaltou que é um momento muito importante para o ambiente de negócios na capital.
“É um momento muito importante para o ambiente de negócios aqui na nossa capital. É um marco, uma vez que o Município, aderindo essa viabilidade, nós vamos ter um passo de mais celeridade e desburocratização no processo do registro empresarial”.
“Vai funcionar através do sistema integrador, em que a pessoa entra online no sistema, que vai estar disponível no site e em até 10 minutos ela pode concluir sua abertura de empresa. Nós já estávamos com um tempo muito bom de 13 horas, nós passamos para 11 e agora estas que estão dispensadas sem qualquer análise humana em até 10 minutos, de forma automática”, explicou a chefe da Divisão de Licenciamento de Atividades Econômicas da Seinfra, Bruna Caminha.
A análise da viabilidade locacional, por meio da qual é feita a avaliação técnica se a empresa pode ou não ser aberta no endereço, é um dos pré-requisitos exigidos pelo Município.
Após levantamento conjunto intersecretarias municipais, pelo menos 420 tipos de atividades econômicas foram liberadas da análise humana para obter sua licença junto ao Município. Também foi identificado que 75% dos imóveis de Rio Branco estão aptos para a abertura de empresas nessa modalidade, excluindo os endereços que estão classificados como área de risco ou de proteção ambiental.
“São todos aqueles empreendimentos com baixo impacto ambiental que tem abaixo de 200 metros quadrados como salão de beleza, escritórios de contabilidade e de advocacia. São vários empreendimentos e que é possível fazer a liberação automaticamente agilizando, assim, o empreendedor a trabalhar com mais liberdade”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala.
“Estamos implantando aqui na Secretaria de Infraestrutura um local onde será a sala do empreendedor, que contará com a representação do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária e da própria Secretaria de Infraestrutura, juntamente com a Secretaria de Finanças. É uma forma de congregar esses atores num local só onde a população chegue e resolva seus problemas de forma pontual”, ressaltou o secretário municipal da Seinfra Cid Ferreira.
“As pessoas que desejarem fazer investimentos em Rio Branco, sem que converse com qualquer pessoa, ele consegue ver se há viabilidade do investimento. Então a prefeitura entra num momento que disponibiliza ao cidadão do mundo inteiro a possibilidade de abrir negócio no município” pontuou o secretário municipal de finanças Wilson Leite.
Para o prefeito Tião Bocalom, o novo sistema é um avanço importante na modernização da Prefeitura de Rio Branco, concretizando assim as políticas públicas da atual gestão de simplificação e agilidade do atendimento aos cidadãos.
“Estou muito feliz em ver a nossa equipe toda imbuída da vontade de modernizar a nossa gestão de Rio Branco. O Alvará imediato que lançamos há poucos dias, já está começando a se movimentar. Agora a viabilidade automática que a nível de Brasil nós somos a capital que apresentou o maior número de locais. Então, isso para mim é acreditar no avanço de modernidade muito grande e a nossa Rio Branco será no final do nosso mandato a cidade mais moderna da região de Norte, a cidade mais bonita mais bonita, se Deus quiser!”
Para entrar no sistema e consultar automaticamente a viabilidade de sua empresa, o empreendedor deve acessar o endereço eletrônico: integrar.ac.gov.br/Portal