Segundo informações registradas pela unidade de segurança pública de Sena Madureira, uma mãe teria deixado as duas filhas adolescentes de 13 anos, portadoras de transtorno do Espectro Autista (TEA), na frente da residência do ex-marido. Após a ação, a mulher teria seguido em um carro para Rio Branco. O caso foi registrado como abandono de incapaz.
Na delegacia, o pai das meninas explicou que ambos são alvos de um processo de guarda desde dezembro de 2022. Na última audiência, foi determinado que as filhas ficariam provisoriamente com a mãe, enquanto ele cuidaria do outro filho, de 16 anos, que também é autista, mas em um grau severo.
As meninas foram encontradas pelo pai em frente a sua residência, ambas com malas. O Conselho Tutelar de Sena Madureira foi acionado e as duas foram encaminhadas ao abrigo municipal, onde se encontram no momento
O pai explicou que não teria condições de cuidar das duas porque o filho mais velho demanda cuidado excessivo e apresenta, às vezes, comportamento agressivo. Ele ressalta também que ambas possuem grau leve da condição, mas mesmo assim precisam de atenção especial.
Segundo o Conselho Tutelar, a mãe das crianças ainda não foi encontrada. A justiça deverá adotar as medidas cabíveis em relação ao caso.