Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministério Público do Acre tem duas iniciativas semifinalistas em prêmio nacional

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) teve duas iniciativas selecionadas como semifinalistas na categoria de “Investigação e Inteligência” do Prêmio CNMP 2023, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O “Observatório de Análise Criminal” e o projeto “Amparador – O amparo por trás da dor” integram a lista de 45 programas e projetos selecionados para a próxima etapa da premiação.

O Observatório de Análise Criminal, um setor de pesquisa do Núcleo de Apoio Técnico Especializado (NAT) do MPAC, envolve analistas criminais que coletam, tratam, sistematizam e analisam dados para produzir e difundir informações sobre a etiologia e dinâmica do fenômeno delitivo. Além de estudar indicadores ao longo do tempo, inclui dados de pessoas envolvidas em atividades criminosas em bases específicas para análises de correlação.

Já o projeto “Amparador – O amparo por trás da dor” busca oferecer apoio a famílias das vítimas de feminicídio ocorridos de 2018 a 2022 no Acre. A equipe multiprofissional do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) realiza visitas qualificadas a essas famílias, proporcionando atendimento psicossocial e orientação jurídica. O projeto visa amparar as vítimas indiretas do feminicídio que muitas vezes ficam desamparadas após o crime, tendo impacto direto em 60 famílias das vítimas no Acre.

Os dois semifinalistas estão entre os cinco mais bem pontuados na categoria “Investigação e Inteligência” pela comissão julgadora, composta por 22 instituições, que avaliou os critérios de resolutividade, inovação, proatividade, cooperação e transparência. Ao todo, foram 586 iniciativas habilitadas para concorrer à primeira fase.

Na próxima etapa, os projetos e programas escolhidos serão classificados do 1º ao 5º lugar e os três melhores serão premiados, em cerimônia prevista para acontecer na última quinzena de novembro.

Sobre o Prêmio CNMP

Instituído pela Resolução n° 94/2013, o Prêmio CNMP dá visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.

Os trabalhos que concorrem ao Prêmio CNMP 2023 fazem parte das mais de três mil iniciativas cadastradas no Banco Nacional de Projetos (BNP), produto do Planejamento Estratégico Nacional (PEN-MP 2020/2029).

Sair da versão mobile