De acordo com a Defesa Civil municipal, o nível do Rio Acre na Capital ficou abaixo de dois metros, nesta segunda-feira, 21, marcando 1,99m. O alerta para o mês de setembro é ainda maior, como destacou o coordenador do órgão de proteção em Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.
“O nosso rio está sofrendo! Estamos abaixo de dois metros, de novo. No dia 13 deste mês, o manancial deu uma melhorada em seu nível, porém, devido a seca severa, a situação está cada vez pior, isso não somente na Capital, mas em todo Acre. Como o próximo mês é considerado o mais seco do ano, continuamos em estado de alerta”, frisou Falcão.
O gestor ressaltou que a Defesa Civil continua monitorando toda a bacia do rio, desde o Peru, Bolívia, entrando pelo território brasileiro. “O nível está crítico em toda extensão. Em algumas regiões não dá para navegação”, acrescentou.
O coordenador enfatizou que já existe desabastecimento na zona rural. “Já estamos realizando nossa Operação Estiagem para abastecer algumas comunidades. Estamos auxiliando pelo menos três mil e quinhentas famílias. Distribuirmos pelo menos cinco milhões de litros durante este mês, carregando em caminhões de dez a quinze mil litros. Mesmo assim, estamos tendo dificuldades na captação de água”, conclui Falcão.
De acordo com a Defesa Civil, o menor nível já registrado na história de Rio Branco foi em setembro de 2022, quando o manancial registrou 1,25 m.