Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nível do Rio Acre na Capital está abaixo de dois metros, alerta Defesa Civil

Nível do Rio Acre na Capital está abaixo de dois metros, alerta Defesa Civil

Seca Rio Acre (Foto: Major Falcão)

De acordo com a Defesa Civil municipal, o nível do Rio Acre na Capital ficou abaixo de dois metros, nesta segunda-feira, 21, marcando 1,99m. O alerta para o mês de setembro é ainda maior, como destacou o coordenador do órgão de proteção em Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.

“O nosso rio está sofrendo! Estamos abaixo de dois metros, de novo. No dia 13 deste mês, o manancial deu uma melhorada em seu nível, porém, devido a seca severa, a situação está cada vez pior, isso não somente na Capital, mas em todo Acre. Como o próximo mês é considerado o mais seco do ano, continuamos em estado de alerta”, frisou Falcão.

O gestor ressaltou que a Defesa Civil continua monitorando toda a bacia do rio, desde o Peru, Bolívia, entrando pelo território brasileiro. “O nível está crítico em toda extensão. Em algumas regiões não dá para navegação”, acrescentou.

O coordenador enfatizou que já existe desabastecimento na zona rural. “Já estamos realizando nossa Operação Estiagem para abastecer algumas comunidades. Estamos auxiliando pelo menos três mil e quinhentas famílias. Distribuirmos pelo menos cinco milhões de litros durante este mês, carregando em caminhões de dez a quinze mil litros. Mesmo assim, estamos tendo dificuldades na captação de água”, conclui Falcão.

De acordo com a Defesa Civil, o menor nível já registrado na história de Rio Branco foi em setembro de 2022, quando o manancial registrou 1,25 m.

 

Sair da versão mobile