O Rio Acre registrou mais um dia de queda nesta quarta-feira, 30, marcando 1,54 metro, na capital acreana. Segundo a Defesa Civil de Rio Branco, caso não houver um volume considerado de chuva, o mês de setembro irá iniciar com uma seca severa, com o rio abaixo de 1,50 metro.
O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Cláudio Falcão, destacou que apesar da previsão de chuvas, o clima continuará o mesmo. “Temos previsões de chuva, mas sem um volume considerável para mudar o cenário quente e seco”, explicou.
O nível das águas do rio tem abaixado de 4 a 5 centímetros diários, tornando possível a superação da cota histórica de menor, que foi nível registrada no ano passado, com 1,25 metro no mês de outubro.
O baixo nível do rio prejudica o abastecimento de água em Rio Branco, apesar da instalação de bombas flutuantes. Além disso, produções agrícolas também são comprometidas.
Nesta semana, segundo a Defesa Civil, há possibilidade de chuva para a quinta-feira, 31, e a sexta, 1, com riscos de temporais, comuns nesta época do ano: “Nesta época de intenso calor, qualquer chuva pode provocar a ocorrência de temporais”, alerta Falcão.