15 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

15 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Pastor é condenado a pagar indenização por danos morais a mãe de santo no Acre

Entre outras afirmações expostas no vídeo, o pastor critica atos ecumênicos: “o significado por trás disso pode ser extremamente perigoso para o futuro da igreja”

Assessoria por Assessoria
07/08/2023 - 15:26
Pastor é condenado a pagar indenização por danos morais a mãe de santo no Acre
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Juízo da 5ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco condenou um pastor a pagar uma indenização, a título de danos morais a uma mãe de santo que é liderança da Umbanda no Acre.

De acordo com os autos, o pastor paulista é detentor de um canal no Youtube com mais de 10 mil seguidores e ele utilizou imagens de um culto ecumênico de uma formatura realizada na paróquia de Rio Branco. A chamada do vídeo era: “Isso é inacreditável! Não vais acreditar! Pastor, padre e mãe de santo juntos na igreja! Fim mesmo!”.

A parte autora denunciou o fato de sua imagem ter sido utilizada sem autorização, mas acima disso, as palavras utilizadas pelo pastor que desqualificou as pessoas presentes no culto ecumênico e desrespeitou a religião.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O material foi divulgado em outros perfis e, posteriormente, multiplicaram-se mensagens na publicação e também outras enviadas diretamente para a demandante. O que foi comprovado documentalmente no processo pela anexação de mensagens e áudios, que continham cunho agressivo e ofensivo, recebidos na mesma época que o vídeo foi publicado.

Os fatos ocorreram em 2022 e, na época, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial repudiou publicamente a hostilização, preconceito, discriminação, discurso de ódio, intolerância e/ou racismo religioso. Na contestação, o pastor afirmou que exerceu seu livre direito de manifestação do pensamento, de modo que em seu entendimento um pastor, padre e mãe de santo entrando juntos na igreja via na contramão do que está escrito na Bíblia.

Liminarmente, o vídeo foi removido da plataforma. A juíza de Direito Olívia Ribeiro definiu que a liberdade de expressão não pode ser utilizada para violar outro direito fundamental, que neste caso se trata da liberdade de crença e o livre exercício dos cultos religiosos, assegurados a todos os brasileiros na Constituição Federal.

A magistrada entendeu que a publicação causou danos morais à autora, tendo em vista que ela é a única representante de religião não adepta ao cristianismo, deste modo foi atribuída a sua pessoa e a sua religião semelhança com figuras demoníacas descritas na Bíblia.

“Vale consignar que nada obsta que qualquer pastor anuncie a mensagem do evangelho, orientando seus fiéis acerca daquilo que seria certo ou errado, pecado ou não, segundo a filosofia cristã, desde que respeite as diferenças religiosas, devendo ter atenção redobrada com o que é dito, publicado e postado na internet, em razão da velocidade e do alcance da informação”, assinalou a juíza.

O processo tramita em segredo de Justiça e da decisão cabe recurso.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Junta Comercial do Acre salta da 18ª para a 4ª posição no ranking nacional em tempo de abertura de empresas

Próxima Notícia

Imprensa nacional destaca atuação de ator indígena acreano Mapu Huni Kuin

Mais Notícias

Foto: Divulgação
6º destaque

Animação, aventura infantil e terror: confira as estreias desta quinta-feira no Cine Araújo em Rio Branco

15/01/2026
Acre tem se destacado nacionalmente no cenário da educação inclusiva. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Geral

Educação do Acre lança cartilha com orientações para o ensino inclusivo na rede pública

15/01/2026
Senac-cursos-2
Geral

Senac abre 90 vagas gratuitas em cursos técnicos e profissionalizantes no Acre; veja como se inscrever

15/01/2026
Foto: Cedida
4º destaque

Ministério Público abre investigação sobre suspeita de “funcionários fantasmas” na Câmara de Rio Branco

15/01/2026
Ex-deputado Hildebrando Pascoal, em fotografia de 2005 - Foto: Reprodução
2º destaque

MP-AC pede indenização de R$ 2 milhões ao Estado por vítimas do “crime da motosserra”

15/01/2026
De acordo com nota do TJ, concursos públicos feitos no período estão entre os motivos da grande inflação nos custos operacionais. Foto: Asessoria
Destaques Cotidiano

Despesas obrigatórias do TJAC mais que dobram em cinco anos, puxadas por gastos com pessoal

15/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Mapu Huni Kuin (Felipe Branco Cruz/.)

Imprensa nacional destaca atuação de ator indígena acreano Mapu Huni Kuin

Foto: Fernando Sobrinho

TJAC articula implantação de Centros Integrados de Justiça e Segurança Pública em municípios isolados

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre