Durante todo o dia, nesta quarta-feira (16), uma equipe da Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Claúdia Vitorino realizou diversos atendimentos de saúde para os visitantes e trabalhadores do Parque Chico Mendes.
Na ação, foram ofertados diversos serviços tanto para crianças quanto para adultos como, por exemplo, a atualização das vacinas contra gripe e covid-19, entre outras fornecidas pela rede pública.
“O objetivo é vacinar os visitantes e os servidores do parque, porque muitas das vezes eles não têm aquele tempo para ir atualizar a carteira de vacina, fazer um faltou colocar o que seria, aferir a pressão. Então nós trouxemos esses serviços no dia de hoje para eles”, diz Michela Lemos, coordenadora da Urap Cláudia Vitorino.
Também foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, atendimento com médico clínico geral e até orientação nutricional, sobre alimentação saudável.
A servidora do parque Santana Gadelha foi uma que, ao ficar sabendo do atendimento, não pensou duas vezes em aproveitar a oportunidade.
“É até bom pra gente, porque não temos tempo de ir no posto de saúde. Às vezes quem precisa ir no médico tem que ir numa UPA. Aqui eu fiz vacinação, passei pela nutricionista e vou passar pelo médico”.
Já Bécio Fonseca, tambem trabahador do parque, além de deixar as vacinas em dia e verificar se estava tudo certo com a pressão arterial, não deixou passar a chance de se consultar com o médico.
“É bom porque a gente não precisa ir no posto de madrugada. Atualizei minhas vacinas, vou receber encaminhamento para exame de próstata, em seguida fiz a medição da pressão. Tá ótimo aqui”.
Laurindo Freze mora nos arredores do Parque Chico Mendes e foi uma dos que aproveitou a ação, que tem o objetivo de aproximar a prefeitura da comunidade. “É melhor do que a gente ir lá no Hospital e ficar esperando. Aqui foi melhor”.
“Isso é uma determinação do nosso prefeito Tião Bocalom, que cada vez mais a gente vá até onde a comunidade está e essa é uma das ações que estamos realizando nessa semana. E quem ganha é a população. Já faz parte da atenção básica, que estava parada, e nessa gestão nós estamos intensificando. Indo nas creches, indos nos locais onde nós conseguimos levar os profissionais médicos para atender. E nós estamos fazendo esse trabalho em todas as unidades, em toda a rede de atenção básica”, enfatiza a secretária de Saude do Município, Sheila Andrade.