A Prefeitura de Rio Branco, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), recebeu, até a data de limite de finalização das inscrições, 334 ideias de projetos culturais nas áreas de Patrimônio Cultural e Arte.
As inscrições correspondem ao Fundo Municipal de Apoio à Cultura, que garante suporte financeiro total ou parcial aos projetos culturais que serão selecionados. Em média, dos 334, serão escolhidos de 48 a 53 projetos.
Welton Bonaparte, produtor cultural na área do audiovisual que já trabalhou em 7 projetos patrocinados pelas leis de incentivo à cultura, comentou sobre os benefícios desta iniciativa para os artistas, produtores e para a comunidade de Rio Branco.
“Essas leis de incentivo são importantes pra fomentar a cultura da nossa cidade. Movimentar o setor cultural de Rio Branco é trazer arte, educação e lazer para população.”
Os projetos inscritos são de diversos segmentos culturais: apresentações artísticas, espetáculos, publicações de livros, produções audiovisuais, pesquisas e outras variações de eventos que contribuirão para o desenvolvimento artístico-cultural da cidade, fortalecendo sua economia criativa e proporcionando lazer, educação e cultura para a população.
Este é o sexto edital do Fundo Municipal de Cultura disponibilizado pela gestão da prefeitura. Nesta edição, o repasse foi de R$ 850.000,00 para cada modalidade (Patrimônio Cultural e Arte). O resultado final dos projetos classificados serão divulgados no dia 25 de setembro. Os produtores culturais e artistas poderão executar os projetos em até um ano.