Meteorologistas e a Defesa Civil de Rio Branco alertam a população do Acre sobre o calor intenso previsto para os dias 23 e 24 de agosto. Nos dias anteriores, as cidades de Rio Branco, Tarauacá e Assis Brasil já estão registrando recordes de calor, com temperaturas acima de 38ºC.
Segundo o chefe da Defesa Civil de Rio Branco, Claudio Falcão, a previsão é que esta quarta-feira (23) seja o dia mais quente do ano no Acre. O meteorologista Davi Friale, em seu site O Tempo é Aqui, confirma o seguimento do calor intenso, mas prevê possibilidade de chuva e ventania.
O governo do Estado, por meio do meteorologista Luiz Alves dos Santos Neto, explica que o calor intenso é fruto do El Niño, que está se intensificando: “O fenômeno está ativo e se desenvolvendo, cada vez mais, no Oceano Pacífico, por isso tem intensificado a massa de ar seco”, esclarece o profissional.
Além disso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente divulgou que, nos dias previstos para o recorde de temperatura, 23 e 24 de agosto, as cidades que mais vão sofrer com o fenômeno são as localizadas na região do Alto Acre, mas o calor intenso seguirá em todo o Estado nos demais dias do mês de agosto.