O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/Ac) realizou nesta sexta-feira, 18, uma operação de fiscalização em um posto de combustíveis da capital, com objetivo de aferir a quantidade, qualidade do produto comercializado, e vasão das bombas.
A operação ocorreu devido a uma denúncia da Agência Nacional do Petróleo, referente à qualidade do combustível vendido no estabelecimento comercial. Entre os itens analisados, estavam a qualidade e a quantidade do combustível fornecido, bem como o volume de vasão das bombas, além da documentação necessária para o funcionamento regular do posto, como alvará, termo do Corpo de Bombeiros e certificado de licença ambiental.
A presidente do Procon, Alana Albuquerque, participou da ação e explica que o órgão tem atuado constantemente para verificar a qualidade do combustível, validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento, a transparência da composição dos preços ao consumidor e outras infrações administrativas e criminais, “a fim de resguardar os direitos dos consumidores para que não sejam lesados, conforme preconiza o código de defesa do consumidor (CDC),” relata Alana.
Segundo o chefe da fiscalização do Procon, John Linneker, o posto está em conformidade com o estabelecido pela legislação.
“Essa operação tem o objetivo de defender o consumidor acreano de qualquer possível irregularidade e prática abusiva, além de mostrar que o Procon está na rua para atender os anseios da sociedade acreana”, enfatizou.
A cliente Tayrine Fernandes, ressaltou a necessidade da ação para evitar que os consumidores sejam lesados e conscientizar fornecedores sobre a importância da qualidade do produto comercializado
“É bom encontrar uma fiscalização do Procon porque alguns postos tem a gasolina alterada, isso traz mais segurança,” afirmou.