Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Programa Acre pela Vida promove ação de cidadania em escola do Calafate

Programa Acre pela Vida promove ação de cidadania em escola do Calafate

Coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Batista Ribera. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O Programa Acre pela Vida, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), realizou na manhã desta quinta-feira, 24, uma ação de cidadania na Escola Estatual Henrique Lima, no Bairro Calafate, em Rio Branco.

O evento, que teve início às 9h, tinha como objetivo dar continuidade a uma série de medidas de segurança pública e bem-estar social desenvolvidas pela Sejusp, oferecendo vários serviços à comunidade, como a emissão de documentos como CPF, carteira de identidade e certidões de nascimento.

O estudante de 12 anos, Maxsuel da Silva, destacou a alegria de poder participar do evento que oferecia demonstrações dos equipamentos das forças de segurança: “Eu gostei muito de ter vindo. É muito legal poder ver de perto os equipamentos usados pelo Gefron”, disse o garoto encantado com o cantil de uso militar, usado em campo pela força.

O coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Batista Ribera, explica que a ação desenvolvida na escola visa alcançar toda a comunidade da região do Calafate: “Apesar de a escola estar de recesso, a Secretaria de Educação abriu as portas para receber a comunidade, trazendo muitos serviços que o Estado pode oferecer, a fim de desenvolver e exercitar a cidadania, por meio de uma cultura de paz”.

O evento ofereceu à comunidade muitos serviços e atividades, como apresentação teatral com dicas de segurança, óculos de realidade virtual que simula a embriaguez,  atividades de educação de trânsito, exposição de equipamentos utilizados pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron), atualização do calendário vacinal e a realização de testes rápidos pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

O programa tem como propósito integrar as políticas públicas de segurança e de defesa social com o objetivo de reduzir a violência e a criminalidade no estado do Acre, com uma cultura de paz, por intermédio do esporte e de recreações.

Sair da versão mobile