Na manhã desta sexta-feira, 18, o governo do Acre entrou na fase de conclusão da reintegração em ocupação no Bairro Irineu Serra. A operação integrada do Estado contou com a participação da segurança, saúde, habitação e assistência social, garantindo apoio à população do local.
Por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), o Estado está oferecendo acolhimento de assistência social e integrando os moradores da ocupação Irineu Serra no programa de aluguel social para aqueles que não possuem moradia própria.
Nágila Rocha, chefe de Departamento de Habitação da Seasd, conta que as famílias estão sendo acompanhadas e encaminhadas para inclusão no programa Bolsa Moradia Transitória: “Estamos recolhendo dados para assegurá-las com três meses de aluguel social, e durante esse período serão realizadas novas avaliações técnicas”.
“A assistência social do Estado está de prontidão, com uma equipe composta por técnicos e assistentes sociais preocupados em acolher e atender às famílias da maneira mais humana possível”, garante a profissional.
O Estado está acompanhando todas as famílias da região, dispondo abrigos seguros no Parque de Exposições Wildy Viana. Até o momento, apenas uma família está sendo acolhida e outras três estão usando o espaço para armazenar os seus pertences. As demais famílias escolheram ir para a casa de parentes.
O governo também oferece apoio logístico para a transferência dos móveis para aqueles que necessitam do serviço.
A área, futuramente, contará com os esforços da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb) para a construção de unidades habitacionais populares, por meio de recursos do programa federal Minha Casa, Minha Vida.
Ariadne Lemos, diretora Operacional da Sehurb, conta: “Na primeira etapa será realizada a construção de 234 apartamentos de 40 metros quadrados. Porém, no momento, estamos voltados para a fase de demolição e limpeza da área, seguida de um cercamento imediato”.