A Prefeitura de Rio Branco aderiu, nesta quarta-feira, 23, ao programa DEL Turismo [Programa de Desenvolvimento Local de Turismo], uma iniciativa do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, que visa desenvolver o turismo local a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo.
A capital acreana é o quarto município a ingressar no programa, que já é desenvolvido em Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil. O projeto tem o intuito de fortalecer a economia local e melhorar a qualidade de vida dos acreanos.
O lançamento do programa em Rio Branco foi promovido no auditório da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), instituição responsável por gerir o Programa DEL Turismo junto ao Fórum.
“Estamos felizes em ser a primeira capital brasileira a aderir ao DEL Turismo. Rio Branco sempre teve um potencial turístico grande, mas pouco explorado em funções de políticas locais que não aconteceram. E, na nossa gestão, o que a gente tem feito é exatamente isso: estabelecer políticas e na prática fazer com que aconteça. E essa parceria com a DEL vai nos orientar a correr atrás de alternativas que atraiam cada dia mais turistas, afinal, estamos na Amazônia, na Terra de Chico Mendes”, destacou o prefeito Tião Bocalom.
O presidente do Fórum Empresarial de Invocação e Desenvolvimento do Acre e da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), José Adriano, destacou a importância da iniciativa ser desenvolvida na capital acreana.
“Estamos muito felizes com a adesão de Rio Branco porque a gente fecha uma malha, que é importante em função da estrutura que nós temos de aeroporto e rodoviária, para que a gente entre em um compromisso de orientação para o turista”, destacou Adriano.
No Acre, o programa é desenvolvido pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, que contratou o turismólogo e consultor Estácio Guimarães para treinar os articuladores nos municípios.
Segundo Guimarães, o Programa de Desenvolvimento Local de Turismo tem o desafio de trabalhar o turismo de forma sustentável, preservando e potencializando os atrativos e belezas locais. “Vamos trabalhar políticas públicas, em conjunto com a iniciativa pública e privada e o terceiro setor, para que nós possamos desenvolver o turismo de forma ordenada, gerando resultados aos municípios e mais que isso, uma consciência turística e uma consciência de preservação da natureza”, salientou.
Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre é uma entidade composta pelas Federações da Indústria, do Comércio e da Agricultura, que tem interesse no desenvolvimento do Estado.
“O turismo é um fonte de receita que pode ajudar muito na economia dos municípios, que integram a malha viária ou aérea doméstica do estado do Acre”, frisou José Adriano.