Nesta terça-feira, 29, o Rio Acre registrou 1,59 metro, sendo a menor marca deste ano. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, a tendência é que o manancial continue diminuindo rapidamente, causando uma seca severa.
“Temos um decréscimo, desde junho deste ano, e, em julho, entramos na cota de alerta mínima. O nível do Rio vem decaindo, desde a segunda semana de agosto, e a previsão é que diminua no mês de setembro”, alertou Falcão.
No ano passado, a menor marca registrada foi em outubro, com 1,25 metro, sendo o menor nível registrado na história de medição do rio. O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco também destacou que, neste ano, podemos alcançar a marca do ano passado ou até mesmo ultrapassar pra menos a marca. Apesar da previsão de chuva para os próximos dias, nada pode mudar a situação de seca.
Falcão recomenda que as pessoas tenham cuidados em relação as ondas de calor e as secas que os acreanos podem enfrentar nos próximos meses. As orientações são: evitar exposição ao sol, umidificar os ambientes de casa e se manter hidratado.