Segundo a Defesa Civil de Rio Branco, a capital acreana está há quase 40 dias sem chover, com a última chuva ocorrendo no dia 23 de junho. Em um vídeo publicado pelo tenente-coronel e coordenador do órgão, Coronel Falcão, as circunstâncias do momento pedem que a população evite fazer queimadas, que por conta das combinações climáticas, causarão grandes incêndios.
Além disso, por conta da falta de chuva, o nível do Rio Acre segue baixando, atingindo 1,80 metros nesta quarta-feira, 2. Com risco de seca severa, a Defesa Civil começou a Operação Estiagem no dia 17 de julho, que atende, pelo menos, 25 comunidades rurais da capital com abastecimento de água por carros-pipa.
No vídeo publicado. o coordenador alertou a população sobre a seca severa, as queimadas e suas consequências, fazendo um apelo para que as pessoas contribuam para a saúde de toda a cidade, que se prejudica pela qualidade do ar em meses de seca.
“Por conta dessa combinação de aumento da temperatura, juntamente com a baixa umidade do ar e a velocidade dos ventos, somadas com a ação humana de queimar, nós teremos, infelizmente, grandes incêndios. Pedimos que a população contribua para a sua própria saúde, e não queime”, diz o coronel, no vídeo publicado nesta terça-feira.
A previsão do órgão é que não haverá chuva até o dia 12 de agosto.
Veja vídeo