O Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) votou a favor da retirada das nomeações de prédios da Universidade que homenageiam pessoas que contribuíram com a ditadura militar no Brasil. A votação foi realizada na terça-feira, 8.
O processo se deu por meio de recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que se baseou na lei federal que recomenda “promover a alteração da denominação de logradouros, vias de transporte, edifícios e instituições públicas de qualquer natureza, sejam federais, estaduais ou municiais, que se refiram a agentes públicos ou particulares que notoriamente tenham do comprometimento com a prática de graves violações”.
Os nomes abaixo representam prédios dos campus da Ufac, que a partir da decisão, terão as homenagens retiradas:
Áulio Gélio Alves de Souza, Geraldo Gurgel de Mesquita, Jorge Kalume, Francisco Wanderley Dantas, João de Mendonça Furtado, Omar Sabino de Paula, Rubem Carlos Ludwig, Joaquim Pessoa Igreja Lopes e Zaqueu Machado de Almeida, José Guiomard dos Santos, Edmundo Pinto de Almeida Neto, Joaquim Falcão de Macedo, Mário David Andreazza, Jarbas Passarinho, Euclydes de Oliveira Figueiredo, Sérgio Mário Pasquali, Edilberto Parigot de Souza Filho, Augusto Cézar Sá da Rocha Maia, Félix Bestene Neto e Esther de Figueiredo Ferraz.