O Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo G1, registrou um aumento de 6,1% no número de mortes violentas no Acre. Os dados correspondem ao primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 17, com base nas informações oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
No Acre, foram contabilizadas 105 mortes violentas durante os seis primeiros meses do ano, levando em consideração homicídios dolosos (quando o assassinato é intencional), latrocínios (quando a vítima é assassinada para que o roubo seja concluído) e lesões corporais seguidas de morte.
No mesmo semestre do ano passado, o estado contabilizou 99 mortes. Ainda segundo o levantamento, a taxa ficou em 11,6 mortes para cada 100 mil habitantes, deixando o Acre em 13º lugar no ranking nacional de estados com maiores números de homicídio.
Durante todo o ano de 2022, 216 mortes violentas foram contabilizadas no estado acreano. Em 2021, o número de mortes violentas no Acre foi de 181. Registrando um aumento de 19% nos casos no período dos dois anos.
Com informações de: g1 Acre