Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MP acompanha investigações de conduta de policiais penais após morte e agressão

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Controle Externo da Atividade Policial, instaurou procedimentos administrativos para acompanhar as investigações sobre a conduta profissional de dois policiais penais em Rio Branco. Os documentos são assinados pela promotora de Justiça Maria Fátima Ribeiro.

O primeiro procedimento diz respeito ao ocorrido no Parque de Exposição Wildy Viana, durante o encerramento da Expoacre 2023. Na ocasião, um casal que saía de um estabelecimento foi alvejado por disparos de arma de fogo, efetuados pelo agente policial Raimundo Nonato Veloso da Silva Neto. Uma das vítimas faleceu devido às lesões decorrentes dos tiros.

A Promotoria acompanhará o processo administrativo aberto pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), que investiga a conduta de Raimundo Nonato.

O segundo procedimento refere-se a um vídeo divulgado na imprensa local, no qual um policial penal uniformizado aparece em uma via pública discutindo com um estudante que pedalava em direção à faculdade. A situação se intensifica quando o policial penal sai do veículo segurando uma arma de fogo e profere xingamentos. Diante dessa situação, o MPAC solicitou à Corregedoria da Polícia Penal a apuração da conduta do agente.

Os procedimentos do MPAC visam garantir a transparência e a adequada apuração dos fatos, assegurando que a conduta dos envolvidos seja devidamente avaliada dentro dos parâmetros legais.

Sair da versão mobile