O Estado do Acre ocupa a 4° colocação no ranking nacional de feminicídios, ou seja, quando a mulher é morta por ser mulher. Diante dessa trágica realidade, a vice-presidente da Câmara de Vereadores e Rio Branco, Lene Petecão (PSD), apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação do Programa “Maria da Penha Vai À Escola”.
A proposta se baseia na necessidade de educar e conscientizar crianças e adolescentes sobre a cultura de paz, fazendo um enfretamento direto contra o machismo e a violência contra mulheres.
Em sua justificativa, a parlamentar lembrou que a Lei Maria da Penha foi instituída há 17 anos e que, apesar dos avanços, muitas mulheres continuam sendo brutalmente violentadas e até mesmo assassinadas.
“A Lei Maria da Penha representou uma série de avanços, mas o Acre segue figurando altos índices de feminicídios e violências contra mulheres, e nós não podemos tolerar isso. Por isso, temos que fazer o enfrentamento à cultura da violência com a cultura de paz, indo para as escolas, conversando com as nossas crianças e adolescentes”, destacou Lene Petecão, que é vice-presidente da Comissão Legislativa dos Direitos da Mulher.
A proposta, apresentada nesta quinta-feira, 10, ainda será votada pela Câmara de Vereadores e em seguida segue para sansão do prefeito Tião Bocalom.