A Polícia Militar conseguiu através do diálogo e usando de todas as técnicas de negociação convencer três criminosos de alta peliculosidade a uma rendição pacífica na tarde desta sext-feira, 25. Após uma tentativa de assalto mal sucedido, os criminosos seguiram em fuga e cometeram outro crime ao manterem um homem e uma criança reféns dentro de um carro.
De acordo com informações da polícia, o assalto começou em uma oficina mecânica, localizada no Conjunto Esperança, em rio Branco, quando os três bandidos, um vestido com farda da Polícia Militar do Acre, outro com as vestimentas de um policial civil e colete balístico e o terceiro com vestes normal, tentaram sem sucesso assaltar o estabelecimento.
Segundo uma das vítimas que estava na oficina, eles entraram na mecânica afirmando serem policiais e dando voz de rendição ao proprietário e funcionários. Apontando três armas, um revólver, uma pistola e uma arma longa, os criminosos separaram o proprietário da oficina dos demais funcionários, que foram obrigados a permanecer deitados no chão.
Os criminosos agrediram o mecânico, exigindo dinheiro e o arrastando para um cômodo em busca de dinheiro. Enquanto rendiam as vítimas dentro da oficina, uma viatura da Polícia Militar, que realizava patrulhamento de rotina no bairro, passou em uma rua próxima a oficina. Assustados os criminosos, achando que a polícia estava cercando o local, abandonaram as vítimas e saíram correndo na rua.
Enquanto os bandidos fugiam a pé, as vítimas ligaram para o COPOM e, dada a proximidade em que estava a viatura, foi possível chegar no local muito rápido. Na fuga, os criminosos passavam em frente a creche Cecília Meireles, no exato momento em que um pai buscava a filha.
O pai, que estava entrando no carro com a criança, foi rendido e um dos assaltantes tomou a direção do carro, mas não conseguiu chegar longe, pois foi interceptado por várias viaturas da polícia que receberam o chamado de assalto via rede rádio.
Por cerca de 2h30, os policiais militares negociaram com os assaltantes, até os convencerem da rendição com todas as garantias de integridade física. Após renderem os reféns, um a um, os assaltantes foram saindo do carro, sendo desarmados e encaminhados para viaturas cadeia em seguida encaminhados a Delegacia Central de Flagrantes (Defla).
Assaltantes são membros de facção criminosa e possuem passagens pela polícia
Os três assaltantes foram identificados como sendo: Lucas Gomes de Lima, de 24 anos, Antônio Adrias da Costa Silva, de 20 anos, e Airton Moitozo Borges, de 32 anos, todos com passagem roubo e porte ilegal de arma.
Com eles foram apreendidos três armas usadas no crime, um revólver uma pistola e um rifle. De acordo com informações, o trio é investigado pela execução de um adolescente, no início deste mês, ocorrida no bairro Taquari.
A vítima da execução teria participando de um ataque a facção dos assaltantes, foi capturado pelo bando que enviou fotos e vídeos do menor sendo torturado, em seguida, a vítima foi encontrada morta dentro de uma casa abandonada no bairro.
Educação emite nota
Na tarde desta sexta-feira, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), emitiu se solidarizou aos servidores, pais e alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles, em decorrência do crime ocorrido em suas proximidades.
“A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), vem a público manifestar sua solidariedades com os servidores, pais e alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles, em decorrência do triste episódio registrado nesta sexta-feira (25) em suas proximidades.
Graças aos esforços conjuntos da Polícia Militar, Polícia Civil e o apoio do Gabinete Militar do Município de Rio Branco o desfecho foi positivo sem maiores gravidades.
Por fim, repudiamos todo ato de violência e reafirmamos que a Educação é um dos principais meios para a construção de uma cultura da paz, fundada no diálogo e no respeito à vida.
Nabiha Bestene Koury
secretária Municipal de Educação de Rio Branco
Tião Bocalom
prefeito de Rio Branco”