O deputado estadual Emerson Jarude lançou, na noite desta quarta-feira, 30, no auditório da Fecomércio, sua pré-candidatura a prefeito de Rio Branco pelo Partido Novo. O evento contou com a presença do presidente nacional da legenda, o empresário Eduardo Ribeiro.
Jarude é recém-filiado à sigla. Há poucos meses, ele estava no MDB, por onde pretendia lançar a pré-candidatura ao Executivo da capital acreana. No entanto, o flerte entre a legenda e o ex-prefeito Marcus Alexandre, que culminou na filiação deste, atrapalhou os planos do jovem parlamentar. Ele precisou trazer um partido ainda não existente no Acre para seguir no páreo, uma vez que o MDB optou pelo ex-petista para a pré-disputa eleitoral.
Assim, sob gritos de “prefeito”, Jarude anunciou que está no jogo. “Vocês têm certeza disso?”, perguntou à plateia, que lotou o auditório da Fecomércio. “Então está lançado nosso desafio”, comemorou, após a afirmativa do público.
Na ocasião, o presidente nacional do Novo empossou a primeira diretoria do partido no estado. O comando da sigla será de Tico Lima, como presidente, e Marcelo Bader, como vice. “Agora é o momento de aglutinar todas as pessoas que pensam como a gente e querem ver um Acre diferente”, finalizou Jarude.
Com a adesão do Acre, o Novo, criado em 2015, passa a existir em 19 estados. Seu presidente nacional, Eduardo Ribeiro, é membro da legenda desde sua fundação. Ele assumiu o comando com a expulsão do ex-presidente João Amoêdo, no final do ano passado, após declaração de voto em Lula (PT).