O presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, desembarca no Acre nesta quarta-feira, 30, para dar posse à primeira diretoria da legenda no estado. Criada em 2015, a sigla está presente em apenas 18 unidades federativas do país e chega ao Acre após a filiação do deputado estadual Emerson Jarude.
Eleito em 2022 pelo MDB, o parlamentar deixou o partido após a filiação do ex-prefeito petista Marcus Alexandre. Além dele, saíram da legenda, pelo mesmo motivo, o vereador de Rio Branco João Marcos Luz, a ex-deputada federal Mara Rocha e o ex-vice-governador Major Rocha.
A posse da primeira diretoria do Novo no Acre acontece às 18h, no auditório da Fecomércio, no Bosque. “Nossa chegada vem acompanhada da missão de construir um novo Acre, com mais oportunidades, mais emprego, mais transparência e menos privilégios”, informou a legenda.
O empresário Eduardo Ribeiro é membro do Novo desde sua fundação. Ele assumiu a presidência nacional do partido com a expulsão do então presidente João Amoêdo, no final do ano passado, após declaração de voto em Lula (PT). No entanto, membros do Novo que apoiaram abertamente o ex-presidente Jair Bolsonaro não tiveram igual destino, mesmo o partido informando que não iria se posicionar no segundo turno das eleições presidenciais. Em fevereiro, no aniversário de 12 anos da legenda, Amoêdo criticou seu antigo partido, classificando-o como “linha auxiliar do bolsonarismo”.